Especial Chocolate – PARTE 2: o conceito bean to bar e três chocolates brasileiros

chocolatesbrasileiros

Na primeira parte do especial sobre chocolates, contei um pouco da história do chocolate e do cacau. Hoje gostaria de falar sobre o conceito “bean to bar” (da semente à barra), que tem se tornado cada dia mais forte, principalmente quando falamos de chocolates de boa qualidade.

ammachocolates
Foto: Christian Cravo

Existem diferentes formas de produzir o chocolate. Quando dizemos que uma marca comercializa produtos bean to bar, isso quer dizer que ela acompanha e participa de todo o processo do chocolate. “O bean to bar cobre toda a cadeia do chocolate, desde o plantio da árvore até a entrega das barrinhas“, diz Rogério Galvão Kamei, que, além de possuir uma grande fazenda na Bahia que fornece cacau para diversas marcas, também está abrindo sua fábrica e loja em São Paulo.

O Rogério me apresentou sua nova fábrica em primeira mão e falou muito sobre um chocolate que possui autenticidade: “O “chocolate autoral” permite a qualquer cliente definir receitas exclusivas em parceria conosco, mesmo para pequenas quantidades. Podemos variar desde o tipo de cacau, torrefação e conchagem, até definir sabores e aromas específicos. Esperamos com isso oferecer ao mercado o máximo de flexibilidade em chocolates com assinaturas próprias.”

cacauchocolates
Foto: Christian Cravo

Já deu para perceber que o produto bean to bar é um chocolate que prioriza qualidade, dispensa a preguiça e exala personalidade, né? O processo de produção do chocolate em barra segue basicamente a seguinte ordem: plantio, colheita, quebra do cacau, fermentação, secagem, seleção, torrefação, quebra e descasque, moagem, refino, conchagem, maturação, temperagem, moldagem, resfriamento e embalagem. Ufa. Quanta coisa! É por esses e outros motivos que, muitas vezes, um chocolate bean to bar possui um preço mais elevado que a maioria dos chocolates, pois, além de ter um processo bem diferente dos chocolates mega industrializados, ele possui ingredientes altamente selecionados e um cuidado todo especial em todas as suas etapas.

Empresas brasileiras com ótimos chocolates

No Brasil, existem diversas fazendas de cacau produzindo frutos de excelente qualidade. O que muita gente não sabe é que muito da produção brasileira de cacau é exportada para outros países que fazem chocolates de diversas origens, inclusive o belga, tão valorizado pelos confeiteiros do nosso país.

Destaquei abaixo três empresas que possuem produtos que seguem o conceito bean to bar e se esforçam para espalhar os produtos 100% brasileiros para o resto do mundo:

Amma Chocolates

Ter um chocolate brasileiro e orgânico não é para qualquer marca. A Amma Chocolates possui produtos de alta qualidade, com embalagens lindas e um sabor delicioso. A marca tem uma loja no Jardim Paulista, em São Paulo, e seus produtos também podem ser encontrados em diversos mercados e empórios gourmet.

chocolatesamma

Mendoá Chocolates

A primeira empresa de chocolates bean to bar que conheci foi a Mendoá e seus produtos com cacau fino. O responsável por tudo o que diz respeito a qualidade do chocolate da marca é o Raimundo Mororó, altamente conhecedor do assunto e muito respeitado no universo do cacau.

mendoachocolatesbrasileiros

Mestiço Chocolates

O Rogério, dono da Mestiço Chocolates, se empolga ao falar e mostrar tudo o que sabe sobre cacau e chocolate. Nada melhor do que a humildade de alguém tão por dentro do bean to bar para ensinar pessoas que não entendem muito sobre todo esse processo. Se você deseja conhecer uma fábrica de chocolates autorais, fale com ele, pois é a pessoa certa.

mestiçochocolates

Cada vez que falo sobre chocolates eu fico mais encantada. Espero que esteja gostando dessas matérias que faço com todo o carinho para você. Em breve, mais postagens especiais sobre nosso querido chocolatoso!

Beijo, beijo!

Deixe um comentário