LILAC DE AMORA

Eu queria criar uma sobremesa inspirada na cor lilás da Flor de Lavanda e que ficasse em um formato diferente do que normalmente faço. Montei esse doce em uma forma de alumínio, utilizando acetato, e estou compartilhando nos stories para que você consiga fazer no mesmo padrão. Minha amiga @gelatinaemfolha me ajudou a atingir a textura delicada do creme e o brilho incrível da glaçagem!

LILAC DE AMORA

Rendimento: 10 unidades médias

BASE
110g de ovos
110g de açúcar refinado peneirado
3ml de extrato de baunilha
20g de óleo
30ml de leite integral
85g de farinha peneirada
20g de chocolate em pó peneirado
0,2g de sal
0,2g de bicarbonato de sódio
0,2g de fermento em pó

Em uma batedeira, coloque os ovos e o açúcar e bata até dobrar de tamanho e ficar com uma cor esbranquiçada. Acrescente os líquidos (baunilha, óleo, leite) e bata novamente. Na velocidade mínima da batedeira, acrescente os secos misturados e peneirados (farinha, chocolate em pó, sal, bicarbonato e fermento). Misture apenas somente até homogeneizar.

Despeje a massa em uma forma untada grande e baixa, de preferência para rocambole. O ideal é você espalhar com uma espátula para que a massa fique bem lisa e com cerca de 2cm de altura. Asse em forno pré-aquecido em 180ºC por cerca de 10 minutos ou até o palito sair sequinho. Espere a massa esfriar e corte no padrão do seu molde para o doce. Coloque dentro do seu molde fazendo a base para o LILAC.

CREME
395g de leite condensado integral
120g de creme de leite fresco gelado
260g de purê de amoras doces (processadas com 30 g de açúcar refinado e coadas)
5 folhas de gelatina

Comece hidratando suas folhas de gelatina! Coloque-as em um recipiente com água gelada e deixe-as descansar por cerca de 5 a 10 minutos. Retire-as da água e esprema com as mãos. Leve ao micro-ondas por cerca de 15 segundos para derreter.

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, inclusive a gelatina até que fiquem todos homogeneizados. Experimente o creme e veja se está do seu agrado, algumas vezes as amoras podem ser mais azedas ou amargas, nesse caso, acrescente um pouco mais de leite condensado até ficar do jeito que você gosta.

Despeje o creme em suas formas que já estarão com o bolo e leve para o congelador até endurecer completamente.

GLAÇAGEM

Faça a glaçagem, utilizando o corante lilás + branco. Passarei a receita nos meus stories agora também! Finalize com uma camada delicada e leve para a geladeira até a hora de consumir.

Decorei com lavanda comestível, mas você pode usar sua criatividade! Ah, também pode substituir a amora por blueberries que fica lindo e em uma cor semelhante.

Gostou do resultado? Se fizer marque eu e a @gelatinaemfolha!