Quando devo usar bicarbonato de sódio e quando devo usar fermento químico? Qual é a diferença entre eles? E para o que serve o fermento biológico?

Você sabe quando usar o fermento químico em pó e quando usar o bicarbonato de sódio em sua receita doce? Bom, não sou nenhuma mestre da gastronomia, mas vou explicar de uma maneira simples e que você entenda. Nunca fui boa em química (na verdade era péssima), então se querem uma blogueira de confeitaria que explique tudinho com nomes e números vou decepcionar, mas prometo que compenso em outras oportunidades, ok?

O fermento químico possui em sua composição o bicarbonato de sódio, você sabia? Sim! Eu fiquei bem surpresa a primeira vez que soube disso. Dessa forma, conseguimos entender um pouco o motivo de muitas receitas pedirem o bicarbonato.

O bicarbonato de sódio possui um efeito quase instantâneo quando entra contato com a massa úmida que possua um ph ácido (liberando o dióxido de carbono). É ideal para a preparações como cookies e receitas que ficam por pouco tempo no forno.

Já o fermento, possui um efeito mais lento. Em sua composição, além do bicarbonato, também existem sais que agem em duas etapas (entrando em contato com a umidade e o aquecimento) retardando assim o efeito de crescimento da massa. Ideal para bolos e receitas que fiquem mais tempo no forno.

O gosto do bicarbonato pode ser percebido e, em algumas receitas, você pode até se incomodar. Para que isso seja mascarado, você pode usar ingredientes ácidos como o iogurte, a laranja e o limão.

O bicarbonato também pode ser um aliado em outras finalidades além de fazer crescer suas massas. No doce de leite caseiro, use para evitar talhar e ajudar na consistência. Em algumas massas, use cerca de uma colher (dependendo do tamanho da massa) para dar leveza. Em doces como o de abóbora, use para deixar os ingredientes principais de molho por algumas horas antes da preparação do doce (substituição para o cal virgem). E por aí vai, pois o bicarbonato serve até para limpar suas panelas!

E o fermento biológico? É composto por fungos microscópicos vivos e morrem em altas temperaturas. É ideal para massas, como os pães, que vão crescer antes de serem assadas (sabe aquela bolinha que a sua avô ou mãe colocava no copo?). Essa versão de fermento existe em pó e fresco em tabletes.

Bom, acho que é isso! Adoro esses posts porque além de ensinar eu aprendo também. Ficou alguma dúvida? Falei alguma coisa errada? Me escreve, qualquer coisa estou aqui!

2 thoughts on “Quando devo usar bicarbonato de sódio e quando devo usar fermento químico? Qual é a diferença entre eles? E para o que serve o fermento biológico?”

Deixe um comentário