A importância das frutas para a nossa saúde!

A maioria das pessoas já escutou diversas vezes que fruta faz bem para nossa saúde, mas você sabe exatamente como?

Eu já compartilhei aqui no blog que, desde pequena, tenho problemas com a balança e tive que mudar meus hábitos para conseguir equilibrar um estilo de vida mais saudável com as coisas que gosto de comer. Quando somos mais jovens, as taxas de glicose, colesterol e triglicérides normalmente são baixas mesmo nos enchendo de batata frita e sorvete; mas, com o tempo, nosso corpo recebe de forma diferente o que comemos.

Parte do equilíbrio necessário para termos qualidade de vida é o consumo de frutas. E o bom é que os diabéticos podem comer sem peso na consciência (é claro, dentro de uma dieta regular).

As frutas possuem várias vantagens além dos benefícios para nossa saúde. O preço costuma ser baixo quando comparado às delícias existentes em um mercado e pode se ajustar aos diferentes bolsos dependendo da fruta escolhida. As calorias são menores do que a maioria dos alimentos, o que é, por si só, um incentivo ao consumo. Outros pontos positivos das frutas é que elas são fáceis de encontrar, de consumir e de transportar.

O interessante é variar as opções de acordo com a época do ano, já que existem alguns períodos onde é mais fácil encontrar determinados tipos.

Eu já fui orientada de várias maneiras a respeito da quantidade ideal de consumo, mas nunca ninguém me recomendou menos de duas frutas por dia. Como as informações nem sempre são iguais, sugiro que procure um nutricionista para te orientar melhor. Enquanto sua consulta não chega, invista nas frutas em formas variadas.

Para escolher suas frutas, sempre dê preferência às com aspecto mais conservado. Não as deixe acumuladas em casa, compre, portanto, o necessário para seu consumo (é bem chato ter de jogar fruta fora, né?).

Existem várias maneiras de consumir frutas além dela natural: você pode fazer sucos e vitaminas batidas, pode fazer doces com frutas, purê para comer com suas refeições entre outras. Use sua imaginação e corra atrás de todas as frutas que deixou de comer na vida! Sempre lembrando que para tudo existe um equilíbrio; até para as frutas.

Meu pai é médico (cirurgião gastro) e sempre me orienta a não comer frutas com casca a não ser que conheça exatamente a procedência. Ele diz que a casca tem mais risco de estar contaminada com os produtos que utilizam na plantação. Quando eu era pequena, ele não me dizia isso, mas acho que as coisas mudaram muito em 30 anos. Então melhor ficar atento a esse fato também.

Os benefícios das frutas:

Contém água, essencial para o bom funcionamento do nosso corpo

Possui alto teor nutricional, com grande quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais

Ajuda na prevenção de doenças, fortalecendo nosso sistema imunológico

Ajuda no bom funcionamento do nosso intestino

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