Para o que serve a pitada de sal na preparação de doces?

Imagem: Etsy

 

Sempre achei engraçado colocar uma pitada de sal na preparação de alguns doces e, depois, passei a achar que colocavam para dosar a quantidade de açúcar e aceitei bem o sal. Porém eu estava enganada, e, depois que uma amiga minha chef de cozinha me explicou, tudo pareceu mais claro.

Ela me disse que o sal é colocado em qualquer alimento, não para salgar, e sim para dar sabor. Quando dizemos que está sem sal, muitas vezes queremos dizer que está sem sabor sim! Por que, por exemplo, eu acho que o creme de milho quando não está doce nem salgado é saboroso? Pois não tem falta de sabor. Ele está no ponto certo. Não importa se está doce ou salgado. Confuso? Nem tanto. E vejam bem, essa é uma explicação didática, já que muitos poderiam falar das propriedades do sal.

Além de dar sabor aos alimentos, o sal também é utilizado para conservação de alimentos (mais salgados do que doce). No passado, teve um papel muito importante, pois não tínhamos conservantes químicos, e o sal era um grande aliado.

 

Para o que serve a pitada de sal nas claras em neve?

Outra dúvida que sempre me pegou! Não é melhor colocar raspas de limão para disfarçar o cheiro de ovo? Não, não é essa a função do sal. A função do sal nas claras em neve é dar mais consistência, isso é, para que as claras atinjam um ponto perfeito. Uma dica é adicionar a pitada de sal quando estiver começando a bater as claras, quando estiverem incorporando a maior quantidade de ar possível. E a raspa de limão? Pode colocar também. Mas pegue leve, a não ser que seja uma torta de limão!

2 thoughts on “Para o que serve a pitada de sal na preparação de doces?”

Deixe um comentário