Chocolate elástico ou Massa elástica sabor chocolate

Chocolate elástico ao leite.

Essa receita aprendi em um curso sobre modelagem de doces para a páscoa. Com essa receita, você pode decorar doces, bolos e sobremesas de uma forma mais gostosa. Não substitui a pasta americana no cobrir do bolo, mas é possível fazer bonitas decorações e de diferentes cores.

A receita leva o chocolate cobertura branco ou preto e não o chocolate comum. Procure optar por produtos com esse descritivo de coberturas. Não chega a ser um chocolate de verdade, mas vou deixar esse nome pois aprendi assim, porém está mais para “Massa elástica sabor chocolate”!

A receita é simples, mas o processo requer um passo a passo chatinho, qualquer problema me escreva que eu tentarei ajudar.

Chocolate elástico

Ingredientes

3 Colheres de sopa de água filtrada
6 Colheres de sopa de açúcar refinado
150 Gramas de glucose de milho
500 Gramas de chocolate cobertura ao leite

Modo de preparar

Pique a cobertura de chocolate em pedaços e separe. Em uma panela, acrescente a glucose, o açúcar e a água e mexa em fogo médio por cerca de 5 minutos. Quando ficar liquido, desligue o fogo e deixe esfriar até que atinja a temperatura média de 80 graus.
Despeje essa mistura em cima dos pedaços picados e mexa com até que derreta por completo.
Com a ajuda das mãos misture até que a manteiga de cacau se incorpore novamente à massa e esfrie por completo (estará pronto quando não engordurar as mãos).

Dicas 

Para fazer colorido, utilize o a cobertura de chocolate branco e corante em gel. O processo de mexer a massa com as mãos é demorado (em média 20 minutos), portanto só estará pronto quando realmente a manteiga estiver novamente incorporada na mistura.
Invente várias formas! Coração e detalhes em chocolate elástico ao leite.

Deixe uma resposta