Como tirar a pele das amêndoas? Como fazer farinha de amêndoa?

Tirar a casca de uma amêndoa é simples na teoria, mas um pouco chato na prática. Acredito que, com o passar do tempo, a velocidade com que você vai descascar as amêndoas será acelerada.

Hoje em dia, é possível comprar a amêndoa descascada, em lascas, em pedaços e até em farinha. Mas o preço é proporcional ao processo a que a amêndoa foi submetida. Por isso, sugiro que coloquem literalmente no papel o que realmente vale a pena, levando em consideração três fatores: tempo, custo e qualidade.

Eu compro descascada quando acho necessário (ou estou com pressa) e compro com casca quando encontro em um preço bacana e estou com tempo para retirar a casca. Quem trabalha com doces, deve levar em consideração os fatores que mencionei e fazer sua escolha.

Existem algumas formas de tirar a pele das amêndoas. Esta aqui foi minha mãe quem me ensinou e até agora deu certo!

Como tirar a pele das amêndoas?

Em uma panela, coloque água em quantidade suficiente para cobrir todas as amêndoas que irá descascar. Leve a panela de água ao fogo alto até que ferva (somente a água).

Quando a água estiver fervendo, coloque as amêndoas dentro da panela e espere cerca de dois minutos.

Faça o teste: Retire uma amêndoa, passe na água fria e veja se a pele solta com facilidade. Caso solte, desligue o fogo, passe todas as amêndoas em água fria e retire a casca de uma em uma.

Como fazer farinha de amêndoa?

Para fazer a farinha da amêndoa, basta utilizar as amêndoas descascadas e secas. Utilize um processador ou liquidificador e obtenha uma farinha.

Dicas: Cuidado para não passar do ponto! Como a amêndoa é oleosa, faça o processo aos poucos, sempre verificando se já está da forma que deseja.

Deixe um comentário