Quais são os tipos de açúcar?

Você conhece todos os tipos de açúcar do mundo? Eu não conheço, mas nessa matéria vou escrever um pouco sobre os principais tipos de açúcar que usamos na confeitaria. Com certeza, existem receitas de doces com muitos tipos de açúcar, mas irei falar dos mais comuns. Não tenho formação química, mas com minhas palavras vou explicar o que entendo de cada tipo.

O que é o açúcar?

 
O açúcar, é um carboidrato que tem origem principalmente na glicose, frutose ou lactose e está presente na história da humanidade, quando era utilizado como moeda de escambo. Seu sabor pode variar de acordo com o processo de fabricação, mas o gosto doce predomina. Os açúcares orgânicos são os mais recomendados, pois não possuem ingredientes artificiais (nem todos aqueles nomes complicados), mas nem sempre encontramos para comprar.

Além do açúcar em texturas mais comuns, podemos encontrar o açúcar em xarope e líquido, que são utilizados, na maioria das vezes, para produção de alimentos industriais. A versão light do açúcar é uma mistura do açúcar com o aspartame, mas não é muito utilizado na confeitaria, justamente por ficar no meio do caminho (os diabéticos não consomem como adoçante, e as pessoas que gostam de açúcar nem sempre optam por usá-lo), mas é totalmente bem aceito por algumas pessoas, que optam por esse tipo de variação.

Principais tipos de açúcar

 

Açúcar mascavo
Esse tipo de açúcar é o tipo mais bruto, que preserva os nutrientes e o teor de melaço. O queridinho do pão de mel e do bolo de natal é ideal para deixar seus bolos e biscoitos com gostinho a mais de emotion food.
Açúcar cristal
O nome já diz, é o açúcar que tem os maiores cristais e dificilmente é dissolvido em água. Muito utilizado para acabamento de doces, pois deixa o visual bonito (e pode ser colorido ou comprado já em várias cores).
Açúcar impalpável 
Também conhecido como açúcar de confeiteiro, é submetido a um processo em que fica com os cristais bem finos (o resultado final é parecido com uma farinha). Muito utilizado para finalização de doces, é ideal para ser usado na confeitaria. É meu tipo de açúcar preferido (se é que alguém já elegeu um açúcar preferido, rs).

Açúcar demerara
Esse tipo de açúcar é semelhante ao mascavo, porém é considerado mais puro. Trata-se de um produto fino e difícil de ser encontrado, mas é muito utilizados em confeitarias de luxo. Já fiz algumas receitas com ele.

Açúcar vanille
Açúcar ideal para produzir biscoitos e bolos, pois tem um toque de baunilha. Também é difícil de ser encontrado em supermercados, da mesma forma que o demerara (mas você encontra em lojas de confeitaria).
Xarope invertido 
O xarope invertido é a união da sacarose, glicose e frutose. É utilizado em algumas receitas (já utilizei algumas vezes), mas principalmente nas industriais.

Açúcar refinado
Em seu processo de fabricação, são utilizados aditivos para deixar sua aparência mais uniforme. Também conhecido como açúcar branco, é o tipo mais comum de se encontrar e está presente em diversos tipos de doces.

Deixe um comentário