Como fazer pasta americana?

Esse bolo acima, foi meu primeiro bolo com pasta americana. Trabalhar com pasta americana não é o meu forte, mas na confeitaria temos que ter noção de um pouco de cada coisas, mesmo que não seja um ponto forte no nosso trabalho.

Nem todos gostam do bolo de pasta americana, mas a visual é muito lindo. Existem muitas pastas americanas prontas, que você pode comprar em lojas ou sites de produtos para confeitaria. Algumas empresas até tem a pasta americana de sabor chocolate branco, que acabou sendo a minha preferida. Mas hoje vou passar a receita de uma pasta americana para fazer em casa, acaba saindo sempre mais barato e dependendo da finalidade pode fazer toda a diferença no orçamento. Para saber como cobrir um bolo de pasta americana clique aqui. Essa receita de pasta americana é suficiente para cobrir um bolo com 25 cm de diâmetro com 10 cm de altura.

 

Pasta americana

 Ingredientes

1 Colher de gelatina em pó sem sabor hidratada
¼ de xícara de água natural
½ de xícara de glucose de milho
1  Colher de glicerina
2 Colheres de gordura vegetal
900 g de açúcar impalpável (peneirado)
1 colher de extrato de amêndoas (ou essência do sabor que desejar)

Modo de fazer

Em uma panela em banho maria (pode ser outro tipo de recipiente próprio), coloque a gelatina hidratada, a glucose e a glicerina e misture bem. Adicione a gordura vegetal, mexendo sempre e, antes que se derreta totalmente, retire do fogo e adicione o extrato. Espere esfriar um pouco, coloque a metade do açúcar em uma tigela e faça um buraco no centro. Despeje a mistura de gelatina e mexa com uma colher, adicionando o restante do açúcar aos poucos, até que a mistura não esteja mais pegajosa.

Continue amassando com as mãos e adicionando o restante do açúcar. Amasse a mistura até que fiqu flexível e não grude nas mãos. Se a pasta ficar muito úmida, adicione mais açúcar até ficar boa. Caso fique muito dura, adicione mais água. Para testar a elasticidade da pasta, coloque um pedacinho na borda de uma tigela, e deixe cair para os lados (se a massa não rasgar estará no ponto). Utilize a pasta imediatamente ou enrole em um plástico, colocando em um recipiente fechado e em refrigeração.

Deixe um comentário