Para que serve o termômetro culinário?

Acredito que o termômetro culinário, seja um item essencial para a confeitaria. A calda de caramelo pode até ser feita de olho, mas a probabilidade de erro será muito maior. Já a temperagem do chocolate, é praticamente impossível de ser feita sem ele. A temperatura do chocolate não é tão perceptível quanto a cor do caramelo, pois o chocolate derretido não muda tanto depois que você começa a trabalhar com ele para abaixar a temperatura.

Portanto, compre seu termômetro, caso trabalhe com chocolate, caramelo e alguns outros tipos de doces que utilizam o utensilio. Qual é o preço do termômetro culinário? O preço vai variar de cerca de 15 reais até uns 80 reais (dependendo do modelo). Não precisa ser um super termômetro, esse que uso nunca me deixou na mão e não é o mais moderno do mercado. O ideal é que ele seja à prova de água, outro dia mesmo deixei o meu cair dentro da panela!

Se você comprou o seu termômetro, o ideal é que teste antes de fazer uma receita, pois caso esteja com defeito poderá trocar antes de desperdiçar os ingredientes. Na hora da compra, pegue sua nota fiscal e dê preferencia aos produtos com garantia, pois não é um utensilio barato para correr o risco de perder seu investimento.

Cuide bem de seu termômetro, limpe sempre após a utilização e armazene em um local apropriado. Costumo dizer que a balança e o termômetro são os bem mais precisos da confeitaria, cuide bem deles, pois eles são responsáveis pelos doces que fizerem!

Deixe um comentário