Como decorar doces?

Quando me fazem essa pergunta, algumas imagens vem na minha mente, mas a primeira pergunta que faço é: Que tipo de doce deseja decorar? A decoração de um bolo é totalmente diferente da decoração de docinhos de festa, assim como a decoração de um pudim de um mousse, por isso é preciso tomar alguns cuidados.

Em primeiro lugar, respeite seu doce, não coloque raspas de chocolate por cima da pasta americana e nem pasta americana em cima do seu mousse. Os ingredientes do doce precisam combinar com o que usa na decoração. Por isso, aqui vou dar algumas ideias que acredito sejam ideais para a decoração, é claro que isso vai variar com as variações do próprio doce, mas procurei respeitar texturas e características do doce.

Decoração de bolos e cupcakes

 
Para decoração de bolos e cupcakes (tirando os com pasta americana, que sugiro que decorem de pasta americana mesmo), minha sugestão é usar e abusar de coberturas brancas (ou brancas com corante) e com chocolate. A cobertura deve ser bem trabalhada e os detalhes feitos com saco de confeiteiro. Frutas também são uma boa pedida, mas lembre que elas fazem com que o bolo precise ser consumido no dia (principalmente o morango). Ideias: Raspas de chocolate, balas, confeitos, pedaços de chocolate, crocante de castanha, nozes, amêndoas, damasco, entre outros.

Decoração de mousses

Para decoração de mousses, sugiro algo leve como um pouco de raspas de chocolate ou confeitos, gelatina e raspas de frutas (como limão). O mousse é algo leve, a decoração precisa respeitar essa consistência. Ideias: Pedacinhos de chocolate, pedaços de frutas, pedaços de pistache, lascas de amêndoas, entre outros.

Decoração de tortas

 
A decoração de uma torta depende dos ingredientes com que ela foi feita. Uma torta de chocolate, você pode decorar com arabescos de chocolate, frutas e algo que combine com o recheio. Uma torta mais leve você pode decorar com calda de frutas, decorações leves e frutas. Ideias: Physalis, damasco, nozes, farinha de amêndoas, coco, crocante de caju, entre outros.

Decoração de pavês

O pavê é um doce leve, mesmo quando é de chocolate, pois mistura biscoito com recheio. O ideal é que a decoração não seja pesada e que combine com o recheio. Ideias: Raspas de chocolate, Pedaços de chocolate, frutas, crocantes, entre outros.

Decoração de sobremesas geladas

A decoração de sobremesas geladas combina sempre com frutas, mas podem variar com combinações como farinha de pistache ou amêndoas. Ideias: Coco, calda de frutas, suspiros, entre outros.

Decoração de docinhos

A decoração de docinhos é quase sempre feita com confeitos, mas você pode inovar. Nos doces de chocolate raspas de chocolate branco, ao leite e meio amargo são ótimas pedidas. Combinar os ingredientes com a decoração é ideal, como decorar o cajuzinho com farinha de amêndoa ou amendoim. Ideias: Coco, crocante, açúcar cristal colorido, arabescos de chocolate, entre outros.


Decoração de mini doces e doces de luxo

 

O tipo de doce que mais gosto de decorar são os de luxo, acho lindo entrar em um casamento e ver aquela mesa cheia de doces decorados. Por esse motivo separei algumas imagens de doces que fiz (a maioria banhado no chocolate ao leite e meio amargo).

Para os doces de luxo um acabamento bem utilizado é o de pintura com efeito dourado, prateado e perolado e as de efeito aveludado. Outro acabamento bem usado é o caramelo, mas precisa de alguns cuidados para permanecer bonito e gostoso. Nas imagens que separei usei o chocolate derretido para fixar a maioria das decorações, quando ele seca fixa bem. Ideias: Pasta americana, damasco, pistache, nozes, entre outros.

      
   
   

Deixe um comentário