Docinho de uva

O docinho de uva (ou bombom de uva), conheço desde minha adolescência, quando mia tia Angela enchia a mesa de todas as festas de família com ele, agora ela anda mesclando com os deliciosos camafeus de nozes, mas os de uva sempre fizeram o maior sucesso! Algumas pessoas usam a receita do beijinho para fazer o bombom de uva, eu mesmo já fiz várias vezes, mas a receita da minha família é um pouco diferente, então vou ensinar do jeito que me ensinaram.

Docinho de uva

Em uma panela, coloque 1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga sem sal e 1 colher de chá de essência de baunilha (pode ser essência ou sementes). Mexa sem parar e cuidado para não grudar no fundo (o docinho claro aparenta muito mais o queimado do que o brigadeiro). Quando começar a desgrudar do fundo da panela (ponto de brigadeiro para enrolar), desligue o fogo, passe para um recipiente e deixe esfriar. Enrole com os docinhos com a ajuda de manteiga sem sal (pode ser margarina mesmo), coloque uma uva sem caroço dentro e passe no açúcar.

Dicas: Lembrando que a qualidade dos ingredientes é sempre primordial. Minha sugestão é que usem as uvas thompson, além de sem caroço é do tamanho ideal, mas se preferirem usar outra tirem o caroço (ninguém merece uva com caroço no meio do doce). A manteiga é muito importante e, ao contrário do que alguns pensam, ela faz sim a diferença no resultado final de qualquer doce. Você pode fazer também, enfeitando o docinho como desejar, como esse que fiz na foto abaixo.

Docinho de uva com lacinho

2 thoughts on “Docinho de uva”

Deixe um comentário