Como hidratar a gelatina sem sabor em pó? Hidratando a gelatina da maneira mais simples!

Hidratar a gelatina em pó é simples. Explicarei a maneira que mais gosto para você. Sem muitos cálculos e algo mais intuitivo. 

Em um recipiente (que possa ser aquecido), coloque o pó da gelatina e um pouco de água gelada e mexa suavemente. Espere alguns minutos. A quantidade certa de água tem de ser suficiente para que a gelatina passe de pó para um aspecto gelatinoso líquido (não coloque mais que o necessário). 

Coloque o recipiente no microondas por alguns segundos (mais ou menos 15) até que ela fique totalmente líquida (isso vai depender da potência do microondas). 

A gelatina estará pronta para a utilização, mas utilize com rapidez para que não volte a ficar desidratada (você pode reutilizar). 

Dicas:

Você pode também ler na embalagem da gelatina ou na receita a quantidade de água que é pedida para hidratá-la. Eu coloco por olho, mas já li algumas medidas certas que ficam entre 4 a 5 vezes o peso da gelatina (a quantidade de água para hidratar). Na embalagem da gelatina da Royal, por exemplo, fala em 5 colheres de sopa de água para 12 gramas de gelatina em pó.

Você pode fazer isso em banho-maria também e, aliás, é mais recomendado do que o microondas. Porém, não é necessário e, se tiver com pressa, opte pela maneira mais rápida!

Nunca deixe que a gelatina ferva, ok? Isso vai estragar todo seu trabalho! Caso isso tenha ocorrido, recomece com uma nova gelatina, porque é melhor não arriscar.



Como hidratar a gelatina sem sabor em folha?

Para hidratar a gelatina em folha, faça o mesmo processo anterior, porém coloque mais água. 

Coloque as folhas e deixe alguns minutos a mais para dissolver melhor (o tempo vai depender da quantidade de folhas que for hidratar). 

O tamanho dela vai ter de aumentar de cerca de 6 vezes o tamanho original dela (uma gelatina de 6 gramas depois de hidratada terá de 30 no mínimo a 40 gramas no máximo).

Deixe um comentário