Calda de brigadeiro

Você sabe fazer uma calda de brigadeiro? Ela serve para cobertura e para a camada de um pavê, diferente do brigadeiro mole e o brigadeiro para enrolar, o ponto é o principal. A receita é a mesma do brigadeiro mole, mas aqui você vai aprender mais sobre o ponto da calda de brigadeiro. Você pode substituir o chocolate em barra por achocolatado, chocolate em pó ou cacau em pó, mas isso irá afetar completamente o sabor do seu brigadeiro.

Calda de brigadeiro

Ingredientes

1 Lata de leite condensado
1 Lata de creme de leite sem soro
2 Colheres de sopa de manteiga sem sal
250 g de chocolate em barra Belga picado (mas pode ser o chocolate que desejar)

Modo de fazer

Em uma panela, misture todos os ingredientes em fogo médio, com cuidado para não grudar no fundo da panela. Assim que começar a ferver, deixe mais 1 minuto e desligue (o ponto é uma calda não tão líquida e nem mole, fica entre os dois).

2 comentários em “Calda de brigadeiro”

  1. bom dia, Gabi.

    tudo bem?

    fiz um brigadeiro de leite ninho com 2 latas de leite condensado, 1 caixa de creme de leite, 100g de leite ninho e 50g de margarina sem sal. mexi bem em banho-maria até soltar do fundo da panela, pois, queria atingir o ponto de bico.

    deixei descançar fora da geladeira até o dia seguinte, protegido com plástico filme. ele estava bem consistente para o ponto de bico, perfeito. provamos e ele não estava cristalizado.

    depois de montar o bolo, recheá-lo, precebemos que, o brigadeiro restante que estava ainda na manga, estava levemente cristalizado.

    queria saber o que pôde causar a cristalização nesse processo e o que podemos fazer para evitar isso novamente no futuro.

    lembro que, antes de confeitar o bolo, eu testei alguams vezes no prato e que o creme ficou um pouquinho mole, mas, nada que o tirasse do ponto, pois, ele aguentou bem o peso das camadas sem ceder.

    obrigada pela atenção.

    sds,

    Alex.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Confeiteira

Gabi Ribeiro tem 32 anos, mora em São Paulo e é cineasta por formação, mas Confeiteira por paixão. A ideia do blog surgiu para que ela pudesse compartilhar dicas e sempre trazer novidades fresquinhas para todos os apaixonados por doces.

Load More