Como fazer docinhos de crème brûlée?

Esse docinho é um dos meus favoritos, e o visual fica lindo. Fácil de fazer e uma delícia, vai deixar um gostinho internacional na sua boca!

Eu sempre tento passar receitas interessantes e relativamente simples aqui no meu Blog. Não adianta muito eu inventar demais, e você não conseguir fazer em casa. Procuro usar ingredientes que não são impossíveis de achar no comércio comum e, quando uso meus acessórios de confeitaria, tento trazer alternativas para quem não tem ou indicar o local que pode encontrar.

Para fazer o brûlée do seu docinho, você vai usar o açúcar cristal. Aí você pode me perguntar se poderia usar o açúcar que você já tem em casa, e eu digo que sim. O açúcar cristal sempre dá um resultado melhor nas sobremesas com açúcar queimado, mas eu testei com o açúcar refinado e deu certinho!

Você também usará um maçarico para queimar a superfície do doce. O meu é super simples e prático, comprei em uma loja de artigos para confeitaria. Caso você não tenha o maçarico, eu aprendi uma técnica na GNT (adoroooo) que vai te ajudar. Escolha uma colher de sopa que não esteja em uso (separe ela só para fazer isso) e aqueça parte de baixo na chama da boca do seu fogão. Depois você vai passar a parte aquecida no lugar onde colocou o açúcar e kazam (é shazam?)! Limpe bem a colher e repita o processo (não vale colocar a colher suja para queimar novamente).

 

Docinho de Crème Brûlée

Tempo total de preparo: 1 hora e meia
Nível de dificuldade: baixo
Rendimento: 20 docinhos médios
Custo: baixo
Ideal para: servir depois do jantar, fazer para uma festa top e surpreender os amigos

Ingredientes

1 Lata de leite condensado
1 Colher de sopa de manteiga sem sal
1 Colher de chá de extrato de baunilha (pode ser a essência ou a fava de 1 baunilha)
Açúcar para finalização (cristal ou refinado)
Manteiga/margarina sem sal para enrolar

Modo de fazer

Em uma panela, coloque o leite condensado e a manteiga. Mexa sem parar em fogo baixo (cuidado para não queimar). Quando levantar fervura, acrescente a baunilha e continue mexendo até dar o ponto de brigadeiro para enrolar. Desligue o fogo e espere o doce esfriar (passe para um prato untado com manteiga ou margarina sem sal).

Enrole seus docinhos no açúcar que você escolheu (eu fiz com o tradicional). Deixe todos os seus docinhos em um silpat (tapete de silicone) ou em uma assadeira e leve para a geladeira por uma hora (certifique-se que eles estão bem geladinhos).

Retire seus docinhos da geladeira, jogue açúcar por cima (com as mãos ou com uma colher) e queime com o maçarico (ou com a técnica que ensinei). Não queime demais, só até dourar o açúcar.

Coloque em forminhas e sirva!!!

Coloque bastante açúcar para o efeito ficar melhor e mais gostoso. Cuidado para não exagerar no tempo da chama!

Enquanto eu escrevia, fiquei com uma super vontade de comer o docinho! Acontece isso com você enquanto lê ou assiste receitas (comigo sempreeee)?

Beijos!

Deixe um comentário