Qual é o melhor leite condensado?

Já falei sobre isso no meu Instagram (@blogdaconfeiteira) e agora vou compartilhar aqui no blog. Qual é o melhor leite condensado? Essa é uma pergunta que nem sempre gostamos de escutar a resposta! A verdade é que poucos leite condensados possuem a consistência dos doces ideal. Como sou sincera no blog, vou ter de falar a realidade, totalmente baseada em fatos e experiências reais. Ao invés de falar mal de algum, farei o contrário, falarei bem das marcas que gosto.

As marcas ruins você vai sentir já pelo gosto, alguns puxam mais para o leite do que para o doce, outros puxam para a gordura mesmo. Os leite condensados ruins estragam nosso querido brigadeiro, deixam cremes e recheios moles demais e chegam até a deixar um gosto ruim. Minha sugestão, caso não tenha dinheiro para comprar uma boa marca, é fazer seu próprio leite condensado, ele não fica com a mesma consistência e gosto que os prontos, mas em alguns casos ficam até melhor!

As melhores marcas, na minha humilde opinião, são: Leite Moça Nestlé, Elegê, Itambé e Piracanjuba. Meu brigadeiro fica gostoso com as quatro marcas, mas é claro que tenho a minha preferência e isso já ficou evidente na foto de ilustração, rs. Existe uma ou outra marca que também faz parte dos bons, mas não muitos. Para fazer o teste eu comprei muitas e fiz brigadeiro com todas elas, assim soube identificar as que, na minha opinião, são as melhores.

O preço e a praticidade influenciam na compra, mas a qualidade deve ser levada em consideração, principalmente quando você trabalha com doces, pois o cliente percebe a diferença. Leve em conta a consistência, o gosto e até a cor do leite condensado que está comprando e na dúvida tente fazer o seu!

Beijo, beijo!

21 thoughts on “Qual é o melhor leite condensado?”

  1. Já usei várias marcas mas, nada se compara ao sabor do Leite Moça. E como segunda opção o Elegê. Outras marcas até são boas pra fazer brigadeiro mas, o sabor não é tão bom.

  2. Atualmente os leite condensados estão muito misturados, as demais marcas, não relacionadas nesta matéria estão comprometidas com a qualidade de seus produtos.
    Lamento, pois hoje os valores nem sempre variam, ao ponto de termos uma grande economia!
    Falando em economizar, este é um outro risco que podemos passar ao comprar uma marca mais barata e inferior.
    Se pensar que vamos obter algum lucro com isso, perderemos na qualidade de nossos serviços!!!
    Desta vez aprendi a lição: Comprar uma boa marca, significa qualidade, investimento e satisfação dos nossos clientes!!!

    1. Barbara, concordo com o que disse e agradeço por compartilhar sua opinião.
      Gostaria muito de ter produtos com menores valores, isso seria o ideal dentro da realidade brasileira.
      Beijos =)

  3. O maior problema nao minha opinião, com o brigadeiro especificamente, é o leite condensado que nao deixa açucarar, usei Italac e no mesmo dia os bridadeiros ja cristalizaram, quero saber de voces se tiveram oporunidade de reparar isso com as outras marcas, na minha regiao o Moça, esta com valor astronomico, chegando a 10 reais a lata.

    1. Edmilson, já reparei que a maioria dos brigadeiros cristaliza com a maioria dos leite condensados =( O que dá pra fazer é usar a glucose ou o creme de leite para retardar a cristalização. Mas realmente está complicado com o melhor leite condensado com o preço que está!

      1. Como assim, cristalizou?
        Tem como ser mais específica sobre o uso da Glicose no brigadeiro? Como deve ser feito, detalhadamente? Estou querendo fazer os brigadeiros da festa do meu filho e quero comprar ou piracanjuba ou italac. Já que o Leite moça tá pela hora da morte.

        1. Oi, Dayane!
          A cristalização que falo é quando o brigadeiro açucara, sabe? Fica com aspecto de vidrinhos na boca.
          Não vejo problema você usar o Piracanjuba, Italac ou qualquer outra marca. Muitas Confeiteiras fazem isso e dá certo. Aqui apresentei meu teste com as marcas, mas brigadeiro sempre fica gostoso. O que acontece é que para trabalhar profissionalmente é preciso achar o que mais te atende.
          Use para os brigadeiros um chocolate em barra, acho que vai deixar tudo mais gostoso e com uma textura melhor. Pode adicionar uma colher de glucose de milho ou 30 gramas de creme de leite sem soro (isso para 1 lata). Isso vai ajudar na textura.
          Caso tenha alguma dúvida sobre a cristalização, acesse esse post: http://blogdaconfeiteira.com.br/blog/2017/03/10/como-evitar-a-cristalizacao-dos-brigadeiros/
          Espero ter ajudado, qualquer coisa entre em contato comigo pelo Instagram!
          Beijos e sucesso nos brigadeiros!
          Gabi

          1. eu costumo a utilizar cremor de tartaro para fazer xaropes saborizados justamente com a finalidade de evitar a cristalização. Nunca testei com doces até porque eu estou começando no ramo agora. Mas eu sei que ele é amplamente utilizado pra fazer recheios de chicletes e vários outros produtos. É um produto resultado da fermentação do vinho e não faz mal. Pode ser que solucione problema de cristalização.

  4. Leite moça já foi bom. Os piores são mococa, glória, triangulo e fazendeiro, se não me engano no último nome. Camponesa da Embare É maravilhoso. Leite nestlé e os capacitados São razoáveis.

  5. Embora dê mais trabalho, ando preferindo fazer o meu próprio leite condensado. Acaba que com 400g de leite em pó, eu consigo fazer mais de 1kg de leite condensado e não uso 1kg inteiro de açúcar, ou seja, a relação custo x benefício é beeeem mais vantajosa. Sem contar que minha última compra de leite moça não foi satisfatória, não sei se por causa do calor, mas estava armazenado em local seco, porém, achei a textura dele tão líquida quanto ao leite condensado de uma marca barata. Não gostei. A Fabiola do programa Fazendo a Festa – Confeiteira de mão cheia – usa o leite itambé, mas eu não consigo encontrá-lo num valor ideal.
    Ah, e se for fazer o seu próprio, como eu, preste bastante atenção nas marcas de leite em pó que usar, o sabor do leite e do doce variam de acordo com cada fabricante!
    Boa produção e boas vendas a todos!

Deixe um comentário