Profiteroles, massa de bomba, massa de carolinas e outras delícias – O que é ponto de fita?

King arthur flour
Essa é uma receita base para várias doçuras e frita ela vira um sonho delicioso. As combinações ideais para a massa assada é profiteroles com sorvete e a calda de chocolate quente, e as carolinas com doce de leite e cobertura de chocolate. O que é profiteroles? É um doce popular na França que conforme a história foi considerado uma iguaria real, feito de uma forma delicada e com um gosto que permite a utilização de diversos recheios e caldas.

A receita é simples e vou dar algumas dicas de como rechear. Para cobrir você pode utilizar o chocolate temperado e mergulhar metade, deixando endurecer e degustando uma carolina. Essa receita é uma homenagem para a leitora Marina Guerra, que delicadamente pediu para que eu postasse caso tivesse, tenho sim e está aqui!


Profiteroles, massa de bomba, massa de carolinas e outras delícias


Ingredientes:
4 ovos grandes (ou 5 pequenos)
200 g de farinha de trigo peneirada
1 Colher de chá de sal
1 Colher de chá de açúcar
130 g de manteiga sem sal
330 ml de água potável
Modo de fazer:
Odélices
Em uma panela, coloque o sal e o açúcar, a manteiga e água. Mexa delicadamente em fogo médio até ferver e desligue o fogo. Jogue a farinha na mistura de uma só vez e misture rapidamente. Ligue novamente o fogo, mexa até soltar da panela e desligue o fogo. Em um recipiente, coloque a mistura e acrescente os ovos um a um, sempre mexendo a mistura. Você saberá que está pronto quando a massa ficar no chamado ponto de fita (quando você pega com a colher e joga fica mais grosso que o ponto de fio, fica como se fosse uma fita mais grossa que cai consistente mas nem tanto).
Coloque a massa em um saco de confeiteiro, escolha o bico que preferir e faça o formato que desejar em uma forma untada (ou silpat). Pincele delicadamente, na superfície da massa, ovos batidos. Asse em fogo médio (mais ou menos 180 graus) até que a massa fique dourada.
Odélices
Dicas: A quantidade de ovos é variável, siga a que eu passei, mas caso a massa fique dura acrescente mais um ovo e mexa bem. Para rechear, você tem duas opções: Cortar ao meio ou utilizar o saco de confeiteiro (como a foto ao lado). Para a calda, você pode na hora de servir, colocar a calda quente de chocolate ou pode fazer a temperagem do chocolate e banhar metade nele. Você pode decorar a massa, quando ela estiver para assar, o efeito fica gostoso e bonito também.

Deixe um comentário