Balas de caramelo

Doces sempre foram meu ponto fraco (pizza, x-salada, comida japonesa, massas, risotos, entro outros também, mas enfim…), mas as balas desde criança ganharam meu coração. Lembro de quando era pequena e ia todos os finais de semana ao supermercado com meus avós queridos que enchiam meu carrinho com balas. Eu pegava aquelas balas (balas de goma, balas juquinha, balas de gelatina, balas delicado, enfim….) e distribuía em potinhos e sabe o que eu fazia? Ficava olhando pra elas, como se fossem pedras preciosas e confesso que até hoje consumo balas sempre que tenho uma oportunidade. Outro dia fui ao oftalmologista e tinha uma daquelas balas azedas em um pote em cima da mesa, aguentei até o meio da consulta e depois perguntei se poderia pegar uma. Balas me remetem as coisas boas da minha vida, coisas doces e alegres.

A receita de como fazer balas de caramelo é simples, fácil de fazer e gostosa. A dificuldade da receita está nos detalhes, como já fiz algumas vezes vou passar as dicas. Essa é a balinha de caramelo dura, aquela que coloca na boca e vai dissolvendo aos poucos (e os mais ousados mordem e gruda no dente). Adoro essa bala de caramelo, o gosto é perfeito e a receita rende bastante, ideal para presentear ou deixar na baleiro da sua sala. Siga os passos certinho que sua bala será um sucesso e qualquer dúvida me escreva!

Balas de caramelo

Ingredientes

 
1/2 Lata de leite condensado
1 Xícara de açúcar cristal
1/2 Xícara de manteiga sem sal (e extra para untar a forma)
1/2 colher de chá de sal
1/2 Xícara de glucose de milho

Modo de fazer

Em uma panela, coloque todos os ingredientes.

Mexa o doce em fogo médio, tomando cuidado para não queimar.

Com um termômetro culinário, meça a temperatura de 115 graus e desligue o fogo.

 

Unte uma forma com manteiga e despeje o caramelo. Não passe muita manteiga, caso contrário, o doce pegará o gosto. O tamanho da forma vai depender do tamanho do caramelo que você deseja obter, para um caramelo fino uma forma que a mistura se espalhe, para um caramelo alto uma forma pequena, onde a mistura irá se concentrar.

 

Quando o caramelo estiver começando a endurecer, corte com uma faça afiada quadradinhos (não irá tirar os quadrados, apenas marcar onde irá cortar depois). Assim que esfriar completamente, corte com uma tesoura grande os quadradinhos. Provavelmente irá ter que descolar da forma e cortar os quadrados com firmeza. Os meus consigo cortar um a um, mas se houver algum problema, descole o caramelo, pegue nas mãos e corte com a tesoura.

 

 

 

Depois que seus caramelos estiverem prontos, coloque em embalagens individuais (um papel que não grude, procure os especiais para confeitaria). O ideal é que escolha seu papel de acordo com o formato de sua bala, na foto ao lado a bala é retangular e pede um papel que combine. Pense antes e fazer no formato da sua bala e compre junto com os ingredientes. Caso deixe muito tempo muitas balas sem papel, elas irão grudar umas nas outras, o gosto continuará o mesmo, mas ficará desforme.
   

 

Deixe um comentário