Bolo Red Velvet

 

Ingredientes

Bolo de beterraba 

200 g de beterraba (mais ou menos 1 xícara de purê de beterraba)
suco de 1 limão
2 colheres de sopa de vinagre branco
125 g de iogurte
125 g de manteiga sem sal
200 g de açúcar
2 ovos
1 colher de sopa de extrato de baunilha
250 g de farinha
1 colher de sopa de cacau em pó natural
2 colheres de chá de fermento em pó

Geada do queijo/ recheio

300 g de manteiga sem sal
500 g de cream cheese
400 g de açúcar de confeiteiro

Decoração

Coco ralado (quanto menor mais bonito fica)

Modo de fazer

Primeiro vamos preparar bolos de beterraba. Pré-aqueça o forno a 150ºC. Prepare untando quatro bandejas de bolo de 10 cm  ou uma forma de tamanho médio retangular.
Rale a beterraba crua, adicione o suco de limão e o vinagre e bata em processador de alimentos até ficar com uma textura fina. Adicione o iogurte e bata até ficar homogêneo na textura. Em uma tigela grande, coloque a manteiga e o açúcar e misture bem. Adicione os ovos, um a um, o purê de beterraba e o extrato de baunilha e bata. Adicione a farinha, o cacau em pó e o fermento e bata bem.
Divida a massa uniformemente entre as assadeiras ou a assadeira de bolo e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos em fogo médio. Verifique se o bolo está assado e desligue o fogo. Quando estiver frio, corte caso tenha ficado alguma camada dura sobre o bolo.
Agora vamos fazer a cobertura/recheio, comece misturando todos os ingredientes com o pão duro e depois bata na batedeira em velocidade média até a mistura ficar homogênea. Corte o bolo no meio e recheie bem com o creme de queijo.
Agora é hora de decorar o bolo. Coloque um monte do creme geada no topo da camada de bolo e espalhe uniformemente com uma pequena espátula. Você não precisa de um acabamento perfeito em seus bolos , já que será coberto com coco ralado. Para terminar a decoração, tomar pequenos punhados de coco ralado e pressione em todos os lados e no topo do bolo. Mantenha na geladeira até o consumo.

Dicas: Se quiser uma cor vermelha mais intensa, pode colocar corante alimentício, porém o ideal é fazer como o bolo de cenoura que fica com a cor natural. Você pode fazer os cogumelos com a mesma receita de merengues de forno, caso queira uma decoração mais infantil.

Imagens e base da receita: La receta de la felicidad

Deixe um comentário