Especial Café

Esse post fiz especialmente para quem gosta de café, vou apresentar algumas dicas e recomendações de um expert em café: meu pai! Ele não abre mão de fazer duas vezes por dia seu café, serve com biscoitinho e toalinha de pires todos os dias para ele e minha mãe tomarem, e quando existem visitas ele é logo requisitado na cozinha mesmo estando na casa de outros familiares nossos. Vejam bem, ele nunca fez curso algum, mas anos de prática levam a uma quase perfeição, não é mesmo? Tenho que admitir que diferente das propagandas com famosos que nos deixam na dúvida se eles gostam realmente ou não do produto que estão anunciando (ou nenhuma dúvida), que eu não suporto café e por isso deixo para quem gosta saboreá-lo, eu sou aquela que fica com o chocolate quente mesmo!

Espero que gostem desse post feito por mim e pelo meu querido pai, médico e amante de cafés!

O café

 

Quando a água estiver iniciando a fervura (o borbulhamento) interromper imediatamente o processo e colocar a água para produzir o café.

Não adoçar a água.

Recomendavél cafés de marcas boas como Melita ou da Fazenda e outras boas marcas.

Recomendável 1 colher de sopa para cada copo de água.

Escaldar o bule antes de colocar o café.

Escaldar a xícara antes de servir o café.

Servir com um biscoitinho e uma pequena lasca de limão na colher para quem quiser utilizar.

 

Variações:

 

Café carioca ou longo – Café com mais água que o comum.

Café curto – Café com menos água que o comum.

 

O café com leite
O café com leite não é a mesma coisa que o macchiato (alguns restaurantes se atrapalham nisso), o café com leite é apenas a presença do leite quente colocado no café puro.
Variações:
Pingado – Café com uma colher de café de leite em média (pingo mesmo).
Clarinho – Café com pelo menos metade café e metade leite.
Café com leite à parte – Leve o café puro e um bule com leite quente.

 



Macchiato
O macchiato que em italiano quer dizer manchado, é exatamente isso, uma mancha de leite. Para fazer um macchiato gostoso é preciso de uma espuma de leite consistente e não é preciso exagerar na dose da espuma por cima do café. Para a espuma existem algumas maneiras de fazer, uma delas é fazer na vaporização da fervura do leite e outra mais prática é comprar uma leiteira elétrica.

 

Capuccino

A origem do capuccino é italiana e originalmente feita com leite porém no Brasil a bebida tomou outros rumos e há quem não reconheça o gosto que não seja um café com leite feito com muito chocolate adoçado. Então vou falar a forma mais clássica que talvez não encontrem muito no Brasil, mas é a que mais se aproxima da original: Café, leite, cacau em pó e espuma de leite.

Deixe um comentário