Mentinha – Chocolate com menta!

Quando eu era pequena, adorava ir a churrascarias e ganhar chocolate com menta na saída (alguns ainda fazem isso!). Eram umas pastilhas que vinham em uma embalagem de papel normalmente com o logo da churrascaria. Meu noivo Gabriel é apaixonado por chocolate com menta, e acabei aprendendo algumas receitas para agradá-lo.

Essas mentinhas são nada mais nada menos do que chocolate (ao leite, meio amargo ou amargo) com essência de menta para chocolate.

Em primeiro lugar, para fazer as mentinhas, é preciso ter chocolate de boa qualidade (nada de cobertura fracionada, hein!). Você pode sim fazer com licor de menta ou até mesmo balas de menta, e existem várias receitas que fazem com Halls (mas ainda não testei). A verdade é que a essência de menta, apesar de ser bem mais prática, não tem o mesmo gosto de um licor!

A receita é simples, mas se você não está acostumado a temperar o chocolate pode ser um pouco mais demorada, por isso, primeiro teste a temperagem antes de colocar qualquer essência.

Tempere com cuidado seu chocolate e acrescente uma pequena quantidade de essência de menta para chocolate. Eu sempre coloco pouco no começo e vou experimentando. Depois é só colocar o chocolate derretido em uma forma e deixar gelar. Quando o chocolate estiver endurecido, você retira e decora com uma pintura discreta e bonita (ou deixa só o chocolate mesmo, como a mentinha tradicional.

Dica: em vez de fazer o chocolate com a essência, você pode fazer bombons recheados com creme de menta, mas, para isso, precisara fazer o bombom em duas ou três etapas (capa do bombom + recheio + fechamento do bombom).

Deixe um comentário