Como fazer torta de limão?

A primeira lembrança que tenho de uma Torta de limão é da minha mãe fazendo. Me lembro que quando era adolescente, meus amigos pediam para minha mãe uma torta de presente no aniversário deles. Aprendi como fazer uma Torta de limão com ela e guardo com carinho para ocasiões especiais!

 

Torta de limão

Massa

Ingredientes

150 g de farinha de trigo
65 g de açúcar
65 g de manteiga sem sal
1 Pitada de sal
1 Ovo
1/2 Colher de chá de fermento em pó

Modo de fazer

Misture tudo com as mãos, até formar uma massa firme e homogênea. Forre com a massa uma assadeira com fundo removível. Com um garfo, faça pequenos furinhos nela (conforme a foto) e marque a borda da torta. Nessa parte da receita, você pode inventar o formato e o acabamento que desejar.

Asse em fogo médio até dourar levemente e retire.

    

Recheio

Ingredientes

1 Lata de leite condensado
O suco de 3 limões pequenos

Modo de fazer

Misture os dois ingredientes até formar um creme homogêneo. Despeje uniformemente sobre a massa assada. Nessa hora você pode dobrar o recheio se preferir (normalmente faço com uma receita mesmo, mas a torta fica baixa).

 

    

Cobertura

Ingredientes

3 Claras
Açúcar (a quantidade que desejar)

Modo de fazer

Bata bem as claras com o açúcar até estarem no ponto de neve (dose a quantidade de açúcar, começando com uma xícara e experimentando para ver se ficou do seu agrado). Despeje sobre a cobertura da forma que desejar (uma boa maneira é espalhar com o lado de fora de uma colher, fazendo movimentos circulares). Nessa hora você pode dobrar a receita da cobertura se desejar uma torta com a parte branquinha mais alta).

Coloque a assadeira no forno por alguns minutos, até que a cobertura fique levemente dourada.

 

  

 

Finalização

 

Dê um toque especial com raspas de limão e, caso queira, queime a cobertura com um maçarico de confeitaria.

 

Deixe um comentário