Calda de chocolate para bolo e o bolo que não deu certo!

No mês de Junho, foi aniversário do Gabriel, e minha mãe quis cantar parabéns pra ele. Pra isso ela comprou um bolo e pediu para que eu cobrisse. Nem vou entrar na questão do motivo para eu não ter feito o bolo, pois essa questão não está na pauta de hoje, rs.

Então tive a ideia de cobrir com calda de chocolate e utilizar o chocolate preferido dele: Snickers. Para isso, eu peguei minha receita de calda simples de chocolate (aquela que fica durinha e gostosa) e cozinhei no fogo.

Quando ficou pronta, despejei quente sobre o bolo. Depois de menos de um minuto a calda começou a endurecer e ficar em ponto de bala dura! Esperei alguns minutos e vi que aquilo era real, o meu bolo estava destinado ao fracasso! Tive que colocar os chocolates rapidamente (o que fez eles derreterem um pouco), pois, se demorasse mais, a calda iria endurecer ainda mais e teria que colar! Hahaha!

Enfim, o bolo aparentemente ficou bonito, mas impossível de cortar e comer! Cantamos o parabéns para meu noivo, e ele foi compreensivo, pois já conhece minhas trapalhadas na cozinha. Meu irmão achou a situação tão engraçada que gravou um vídeo para brincar, eu queria compartilhar, mas não consegui salvar no meu computador. Ele, como é popular, teve várias curtidas e piadas do tal “Bolo de bala”. Eu fiquei triste? Nem um pouco!!! Tô acostumada a ganhar e perder na cozinha, e esse só foi mais um aprendizado.

Fui pesquisar o que deu errado e descobri: dobrei a quantidade de açúcar da calda. Bom, aprendi e posso passar a receita correta para vocês. Resolvi compartilhar isso, pois muita gente acha que confeiteiros sabem de tudo, mas na verdade, não sabem de nada antes de realmente aprender algo.

Acho muito importante deixar claro o quanto eu erro, acerto e aprendo, pois é difícil para algumas pessoas processarem isso. Tenho um canal no Youtube que postei algumas receitas e pretendo mais pra frente postar mais. O chato é que muita gente comenta coisas tão desagradáveis nos meus vídeos e nos dos outros. A opinião é sim subjetiva, mas acredito que precisamos tomar cuidado com as palavras e, ainda mais, com os julgamentos sem sabedoria. Espero que gostem da receita certa, que é ideal para cobrir um bolo de chocolate pequeno.

 

Calda de chocolate

Ingredientes

1 Xícara de açúcar

3 Colheres de sopa de achocolatado em pó (ou 2 de chocolate ou cacau em pó)

3 Colheres de sopa de manteiga sem sal

3 Colheres de sopa de leite

Modo de fazer

Em uma panela, coloque o açúcar, o achocolatado, a manteiga e o leite. Misture tudo até que vire uma calda grossa, porém que escorra com facilidade da colher.

Despeje no bolo imediatamente e deixe secar por alguns minutos.

Dica

Se quiser deixar a calda ainda mais líquida, dose a quantidade de leite depois que estiver no fogo.

 

 

 

Deixe um comentário