Brigadeirão – Minha sobremesa favorita!

Para mim é muito difícil eleger uma sobremesa favorita, pois gosto de quase todas! Porém entre tantas tem as minhas paixões. O brigadeirão da minha mãe é desde sempre aquela delícia irresistível…

A maioria das vezes que provei um brigadeirão sem ser o da minha mãe não me apaixonei, por isso fazemos sempre essa receita que não tem erro! Fiz um passo a passo para que essa receita de brigadeirão fique querida para você como ela é para mim… Depois que fizer me escreva dizendo o que achou!

Brigadeirão

Ingredientes

2 Latas de leite condensado
1 Xícara de leite integral
4 Gemas
1 Colher de sopa de manteiga sem sal
8 Colheres de sopa de achocolatado ou chocolate em pó
Manteiga para untar a forma

Modo de fazer

1. Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até a mistura ficar homogênea.
2. Despeje a mistura em uma assadeira untada com manteiga (capriche na hora de untar a forma). Eu faço sempre com a assadeira com furo no meio, mas você pode fazer com tipos variados (até mesmo mini brigadeirão).
3. Coloque a assadeira dentro de outra com água e leve por cerca de uma hora em banho-maria. Não é preciso preaquecer o forno, pois o banho-maria se torna mais eficaz cozinhando o doce aos poucos.

Dicas: Quando a água estiver secando coloque mais! Procure deixar a prateleira do forno reta (se não conseguir faça como meu exemplo abaixo.

4. Para verificar se o seu brigadeirão já está pronto, fure o meio com um palito de madeira e veja se sai limpo (mas verifique apenas quando o brigadeirão tiver com aspecto mais firme). Desligue o fogo e deixe o brigadeirão dentro do forno por algumas horas. Retire o brigadeirão do forno e coloque na geladeira (tampado ou forrado com papel filme).

Na hora de servir, retire o brigadeirão da geladeira, passe uma faca na lateral da forma e desenforme com a ajuda de um prato (coloque um prato por cima da forma, segure os dois com suas mãos e vire o brigadeirão).

Para finalizar, decore com confeitos e aproveite!

Dicas: Cuidado para o brigadeirão não queimar e nem ficar mole demais, depois de 30 minutos no forno, verifique a situação do doce, pois cada forno funciona de uma forma. Não desenforme logo depois de cozinhar, deixe o brigadeirão esfriar e depois gelar. Na hora de desenformar, veja se o doce está realmente soltando da forma, só vire quando sentir que o doce irá ficar inteiro (por esse motivo é preciso untar bem e seguir exatamente as instruções para o banho-maria).

Perigo à vista: Caso o brigadeirão fique rachado ou irregular, disfarce com confeitos ou calda com cerejas.

 

Deixe um comentário