Como fazer bala de coco?

Sabe uma coisa que me deixa triste? É que nos aniversários não encontro mais balas de coco na mesa, rs. Eu adorava desembrulhar aquele papel colorido e comer uma deliciosa bala de coco! E bala de coco gelada então? Passada no açúcar que dissolve na boca? Minha vó faz como ninguém a famosa bala de coco e lembro que ficava com as mãos vermelhas de puxas e repuxar a bala quente. É uma verdade que essa bala você tem de puxar muito pra ficar boa, mas outra verdade é que a rapidez é ainda mais essencial. Assim que você despeja a bala de coco, você deve esperar o menos possível e o calor mais suportável e começar o trabalho.

Existem várias qualidades e variedades de bala de coco, eu particularmente gosto das mais naturais possíveis, mas você pode colocar essência, cor e confeitar como quiser. Nessa receita vou ensinar como fazer bala de coco, aquela durinha de festa de criança nos anos 90 e não a mole de geladeira (que também adoro). A receita é simples, mas encontrar o ponto certo da bala sem sempre, tenha paciência, treine e se esforce, sua bala vai ficar perfeita com a prática.

Bala de coco

Ingredientes

300 ml de leite de coco
300 ml de água
1 Quilo de açúcar refinado
1 Colher de chá de vinagre branco
1 Colher de chá de manteiga sem sal

Modo de fazer

Em uma panela, coloque o leite de coco, a água e o açúcar refinado e mexa. Ligue o fogo em temperatura média e deixe a mistura sem mexer. Nessa fase o máximo que você pode fazer, é com um pincel culinário, tirar das laterais o excesso de açúcar. Essa calda nunca devemos mexer, pois açucara facilmente e isso acabará com sua receita.

O ponto certo da bala é o ponto de bala mole, você fará o seguinte teste: Em uma xícara com água fria, coloque um pouco da calda e veja como reage, se desmanchar ainda não está pronto, se ficar uma bala mole que jogando no mármore faz um barulho está pronto. Caso fique duro, sua calda de caramelo deu errado e está em ponto de bala dura.

Assim que estiver no ponto, desligue o fogo e coloque o vinagre e a manteiga (não mexa). Despeje a mistura em um mármore untado ou em um silpat e espere alguns segundos para esfriar.

Quando estiver em uma temperatura suportável, retire a bala da superfície (se quiser pode passar manteiga nas mãos para ajudar e retirar com uma espátula). Comece a puxar a bala, se puder ser em duas pessoas melhor ainda, puxe, repuxe, como se torcesse várias vezes e esticasse. Ela vai ficar esbranquiçada, quando estiver ficando esbranquiçada e perolada, puxe e torça uma última vez até ficar fina e corte com uma tesoura culinária em pedacinhos. Espere endurecer mais e está pronta sua bala.

Dica

Não fique mal se sua bala de coco, não ficar boa na sua primeira tentativa. Acrescente cores e sabores quando colocar o vinagre e a manteiga. Cuidado para não puxar demais e açucarar antes da hora. Tem vezes que dá tudo certo, mas a bala parece ficar mole demais, espere umas horas e talvez ela endureça.

Deixe um comentário