Calda de frutas e geleia de frutas

O que é intuição culinária? Eu chamo de um impulso de tentar fazer o que você não sabe como, sem receita ou com uma receita não confiável (você precisa fazer adaptações). Essa calda de frutas que vou ensinar, aprendi dessa forma e descobri depois, que se apurada chegaria a ficar uma deliciosa geleia. Usei a calda para cobrir um cheesecake e todos elogiaram. Eu não vou ensinar como fazer uma calda de frutas e sim como usar sua intuição na cozinha para fazer sua calda.

Calda de frutas e geleia de frutas

 

Para fazer sua calda e sua geleia existem três ingredientes principais, fruta fresca ou congelada, água e açúcar. As quantidades ficam por sua conta, você precisa ir experimentando, pois cada fruta pede uma quantidade diferente de açúcar (e depende da doçura que desejar). Na foto ao lado veja a primeira calda que fiz, no começo ela ficará aguada, mas persista no fogo médio mexendo e chegará no ponto que precisa. Uma dica é bater no liquidificador metade da fruta com a água (coloque 1/3 do volume da fruta em água), depois colocar na panela para apurar com a outra parte da fruta e o açúcar.

Para o açúcar, coloque primeiramente 1/3 do peso da fruta em açúcar e depois coloque mais se desejar, mas comece com menos para não se arrepender.

Para saber a quantidade de água, coloque primeiramente a fruta e depois acrescente água se a fruta não soltar a quantidade necessária, mas coloque aos poucos. Tudo depende da fruta e quanta água ela solta, quanto mais água ela soltar, menos água vai precisar. O abacaxi por exemplo precisa de menos água e mais açúcar para cortar a acidez.

Dica

Para dar um gostinho a mais na sua calda/geleia, você pode colocar canela em pau e raspas de limão. O segredo é ir sempre provando e lembrar que quanto mais deixar no fogo mais ela vai secar. Você pode também usar adoçante para confeitaria e fazer uma receita diet.

Deixe um comentário