Pudim de leite condensado e o banho-maria

Essa receita é da minha mãe, espero que gostem! Banho-maria nunca foi uma das minhas especialidades… Sempre me enrolo nisso, mas minha mãe faz direitinho (por isso confio mais na receita de pudim dela do que na minha). Há quem faça a receita com 4 ovos, mas vamos confiar na minha querida mãe que já fez vários pudins, espero que o de vocês fique bom!

Pudim de leite condensado

 

No liquidificador bata 3 ovos, depois que estiverem bem batidos acrescente 1 lata de leite condensado e 1 medida da mesma lata de leite integral e bata novamente. Despeje a calda caramelizada em uma forma de sua preferência e despeje a mistura do liquidificador.

Cozinhe em banho-maria por cerca de 40 minutos em fogo por volta de 60 graus (mas isso é relativo, fique de olho na temperatura do forno e nunca deixe a água acabar). 

 

Para saber se o pudim está bom espete o meio com um garfo ou palito (ele precisa sair seco). Desligue o fogo, depois de alguns minutos retire do forno, deixe esfriar totalmente e desenforme com cuidado!

 

Calda de caramelo

 

Em uma panela derreta 1 xícara de açúcar até ficar queimado, acrescente a água e deixe a calda engrossar (cuidado para não queimar).

 

O que é banho-maria?

 

Banho-maria é o nome na confeitaria de um dos métodos de cozimento cujo elemento principal é a água. Para cozinhar esse pudim coloque a forma dentro de uma outra forma maior e encha de água antes de colocar no forno. 

 

O segredo é a temperatura do forno e nunca deixar que a água acabe. No caso do banho-maria na panela de pressão (por exemplo para cozinhar uma lata de leite condensado) acesse o vídeo aqui.

Deixe um comentário