Cupcakes de blueberry

Esse cupcake criei para um cliente, a esposa gosta muito de blueberry e ele me deu essa dica. A receita é simples, só fique sempre atento aos detalhes: Frutinhas lavadas e secas, cobertura firme e ao mesmo tempo não muito dura e tomar cuidado para o cupcake não queimar.

Cupcake de blueberry

O cupcake

Bata 3 claras até o ponto de neve em uma batedeira e reserve. Em outra vasilha bata 3 gemas, 1 colher de sopa de manteiga e 2 xícaras de açúcar (até perder a cor amarela e ficar esbranquiçada). Acrescente 3 xícaras de farinha de trigo e 1 xícara de leite (alternando). Acrescente as claras em neve e por último 1 colher de sopa de fermento. Coloque a massa nas forminhas de cupcake e asse em fogo médio. Lembrando que para fazer cupcakes existem duas formas: Forminhas individuais com forminhas de papel ou aquela forma especial de cupcake onde vem várias juntas. Nos dois casos não é preciso untar, pois a forminha de papel já protege a massa. Fazer direto na forma de papel não é uma boa opção, pois o cupcake ficará desforme.


O recheio

 
Primeiramente, antes do recheio faça furos nos cupcakes com garfo ou palitos e umedeça a massa (com guaraná, calda de açúcar, água e baunilha ou leite condensado e leite de coco). Para esse cupcake usei creme de baunilha.

A cobertura

 

Em uma batedeira, coloque a mistura de glacê da Arcólor, açúcar de confeiteiro, água, claras de ovo e raspas de limão e bata bem, até ficar com uma consistência que faça picos (como se fosse a ponta de uma casquinha de sorvete).

Essa parte da receita é muito relativa, normalmente não gosto de passar quantidades, pois vai depender muito (por exemplo uma gota de água a mais já faz a maior diferença). Comece com a proporção de 1 xícara de açúcar, 1 xícara de glacê, 1/3 de água e 3 claras, e vá acrescentando os ingredientes e experimentando. Coloque as raspas de limão, para disfarçar o cheiro de ovos. Essa etapa você pode colorir se quiser, com algumas gotas de corante alimentício. Coloque por cima os blueberrys lavados e secos.

Deixe um comentário