Octavio Café ensina a fazer um Cappuccino com desenho de coração

octavio-café

O Dia dos Namorados está chegando e para você que quer fugir do convencional e de restaurantes lotados, uma boa saída é servir um bom café Especial romântico. Assim, o casal já começa o dia em um clima apaixonado. Para isso, o barista Saulo Santos, do Octavio Café, separou algumas dicas para tornar este momento ainda mais especial e ensina um passo a passo para desenhar um coração no Cappuccino. Confira:

1 – A escolha do grão

Aposto que deve estar se perguntando por que a escolha do grão pode diferenciar no sabor dessa bebida. E faz toda diferença! O café da planta arábica é o tipo que oferece mais qualidade para a bebida. Possui aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez, corpo e sabor. Por isso, antes de comprar o café, confira na embalagem se é de origem arábica e se possui os selos internacionais mais importantes de qualidade Rainforest Alliance e UTZ.

2- Preparar o Cappuccino

Você sabia que existem mais de 10 formas de se fazer café com grão Especial? Há o Aeropress, Chemex,  Clevex, o famoso Expresso e etc. Mas não se desespere, para fazer o Cappuccino tradicional é uma das formas mais simples. Você vai precisar de leite areado e café Expresso. Para quem tiver em casa, pode fazer com uma Moka Italiana ou uma Prensa Francesa.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 xícara de café Expresso
  • 1 colher de chá de canela em pó ou chocolate em pó (a gosto)

Modo de Preparo do Cappuccino:

  1. Coloque o leite quente em uma Prensa Francesa e misture até o leite ficar bem aerado.
  2. Após ter o café Expresso em uma xícara, coloque o leite cremoso por cima. E adoce a gosto salpicando com canela ou chocolate em pó.

3- Como desenhar o coração?

Quem já tem certa habilidade para desenhar começa com uma vantagem, porém, o segredo da latte art, é a prática. Vamos lá:

  1. O que vai determinar o desenho na bebida é a forma de virar a leiteira. Derrubando mais ou menos leite e creme sobre cada ponto da xícara.
  2. O segredo está no ponto ideal do leite, pois é a crema do leite que forma desenho. E isso quer dizer, quando ele está mais líquido do que o ponto normal, sem bolhas.
  3. Para conseguir a forma desejada no café, primeiro derrame a parte líquida do leite no fundo da xícara, e depois, com pequenas pausas, vão arrumando a inclinação da leiteira para fazer a espuma.
  4. No momento de fazer o coração no café, é preciso inclinar a xícara fazendo um ângulo maior com a leiteira.
  5. Com a ajuda de caldas, chocolate, canela em pó e palitinhos, que funcionam como uma caneta, é possível fazer a forma que desejar ao derramar o leite e depois desenhar sobre eles com o palito.

4 – Servir

O cappuccino está pronto? Complemente com aperitivos que ela ou ele gosta e abuse na criatividade: faça uma cartinha à mão para deixar o cardápio completo.

cafe-com-coracao

desenho-cafe

coracao-no-cafe

Eaí, gostaram? Aproveitem para visitar a página do Octavio no Guia da Confeiteira!