Especial Chocolate: PARTE 4 – Como identificar um bom chocolate

comoidentificarumbomchocolate

Nesse Especial Chocolate, contei um pouco da história do produto e falei também do conceito bean-to-bar e dos subprodutos do cacau. Hoje vou te ensinar como identificar um bom chocolate de uma maneira simples e usando seus sentidos e sua percepção. Assim como os vinhos, os chocolates possuem um jeito todo especial de serem degustados para que a nossa experiência em prová-los seja única.

Os ingredientes

Um dos primeiros passos para você reconhecer se um chocolate é de boa qualidade é identificar as matérias primas com que ele foi produzido. Quanto menos aditivos melhor. Um excelente chocolate terá maior teor de cacau (mínimo de 20% para chocolate branco e 25% para ao leite) e será livre de gordura hidrogenada, aromas e essências.

 O visual

Um chocolate brilhante, liso e uniforme é essencial. Apesar de muitas produções serem feitas fora das grandes fábricas (como os produtos bean-to-bar), quanto mais o chocolate apresentar essas características, mais ele foi bem manipulado em todas as suas etapas.

O Snap

Ao quebrarmos o chocolate, o ideal é que o produto faça um som de estalo seco (conhecido como “snap”). O barulho indicará a qualidade do chocolate e, consequentemente, se ele possui uma quantidade boa de cacau.

O aroma

Um bom chocolate possui cheiro de cacau! Também é possível sentir a presença de outros ingredientes por meio do aroma do produto.

O sabor

Um bom chocolate derrete facilmente na boca de forma uniforme. É possível também perceber a presença de outras notas de sabor. O retrogosto é o tempo que o sabor do chocolate permanece na sua boca.

Depois de escrever sobre o chocolate, eu estou louca para sair por aí colocando essas delícias à prova, e você?

Beijo, beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Confeiteira

Gabi Ribeiro tem 32 anos, mora em São Paulo e é cineasta por formação, mas Confeiteira por paixão. A ideia do blog surgiu para que ela pudesse compartilhar dicas e sempre trazer novidades fresquinhas para todos os apaixonados por doces.

Load More