Especial Páscoa 2016: chocolates de alta qualidade do Brasil

Nesse último final de semana, participei de um workshop da Mendoá e aprendi muito sobre chocolates. Me surpreendi com a riqueza da produção deles e pude conhecer Raimundo Mororó, um especialista em cacau, que me tirou muitas dúvidas sobre como é feito o chocolate e seus obstáculos no cenário brasileiro. Também fiz uma degustação com algumas das principais marcas de chocolate do Brasil e fiquei encantada com a qualidade dos nossos chocolates na atualidade.

Muitas pessoas se orgulham de trabalhar com os chocolates belga ou fazerem blends (misturas) de chocolates internacionais. Assim, nesses anos que passaram, o produto brasileiro foi pouco valorizado. Com uma mudança de cenário, uma melhor condição para o cultivo e a própria mudança de percepção, empresas do nosso país têm investido muito em produzir um chocolate rico em sabor original da nossa terra e com muita personalidade.

Nosso chocolate está sendo muito bem visto pelos outros países e até já recebeu prêmio. Algumas empresas já estão convictas que o futuro do chocolate brasileiro pode ser muito positivo e apostando com tudo nesse novo chocolate de origem do nosso próprio país.

Não sou uma super conhecedora de chocolate, mas sei o bastante para  entender alguns fatores da nossa cultura, que valoriza demais o de fora e ignora o que tem dentro. E, apesar de nós estarmos acordando para nossa realidade, ainda precisamos aprender (por que não?) a prestar atenção no que é produzido 100% aqui. Outra coisa que me chamou a atenção foi que algumas dessas empresas têm produzido um chocolate 100% com produtos orgânicos, o que é interessantíssimo!

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre o chocolate brasileiro (caso não conheça) é que eu fiz essa matéria! Digo muito por mim, adoro um chocolate internacional e essa experiência muito da minha visão em relação a esse assunto.

Eu sou super doçólatra (kkkkk) e não resisto a um chocolate branco, que nem chocolate é, mas o importante é saber o que estamos consumindo. Acredito que não deixe de consumir os chocolates mais doces e nem com produtos que não são naturais, mas podendo encontrar um equilíbrio eu fico no lucro.

Além da Mendoá, as marcas dos chocolates que estavam nessa degustação são: Amma Chocolate, Luisa Abram, Chokolah e Fazenda Sagarana. Entre nos sites das marcas e leia a história deles, tudo é muito bom para aprender (pelo menos pra min, né?).

Se você quiser ficar sabendo onde estou indo e os produtos que estou provando é só me seguir nas minhas redes sociais! Fico sempre muito feliz de interagir com vocês. Aliás, criei um grupo no Facebook do Blog, para compartilharmos receitas, dúvidas e inspirações!

Chocolates diversos da Chokolah! Qualidade e diversidade.

 

Conheci os chocolates da Fazenda Sagarana nesse dia e adorei!

 

Chocolates da Amma! Embalagens lindas e destaque no Brasil.
Luisa Abram e seu chocolate com uma super qualidade. Em breve quero postar mais sobre a marca aqui no Blog! 

 

Detalhe do chocolate Mendoá.

Esse último post da Páscoa foi bom demais de fazer… Já estou começando a separar material para o Especial Dia dos Pais 2016. Aguardem!!!

Deixe uma resposta

Blog da Confeiteira

Gabi Ribeiro tem 33 anos, mora em São Paulo e é cineasta por formação e blogueira por paixão. O blog da Confeiteira tem como principal objetivo compartilhar dicas e trazer novidades fresquinhas para todos os apaixonados por doces.