Como fazer um doce de leite cremoso?

Essa é a receita de um Doce de Leite Cremoso para você testar hoje mesmo na sua casa. Super fácil de fazer (assim como a maioria das receitas que posto aqui) e uma delícia de comer (assim como a maioria das receitas que posto aqui – olha elaaaaaaa a modéstia)!!!

Não escondo de ninguém que o doce de leite é um dos meus doces favoritos e já ensinei várias receitas aqui no Blog com esse ingrediente. Saber fazer seu próprio doce pode ser simplesmente libertador ou também pode ser uma descoberta de que é melhor comprar já pronto (já que demora um pouco). O que eu acho sempre válido é testar e descobrir qual é sua real opinião.

Tentei deixar a receita o mais simples possível e o mais parecido com a delícia caseira que nossas avós faziam. O doce de leite não é obrigatoriamente feito com bicarbonato de sódio, ele serve para ajudar no processo e em seu resultado final. A glucose também ajuda, mas deixei ela de fora, pois é mais difícil as pessoas terem em casa.

A hora de desligar o fogo é muito relativa. Você que vai decidir como deseja seu doce de leite. Eu gosto dele nem muito claro e nem muito escuro, então, assim que vi que estava na textura cremosa e com cor caramelada, eu tirei do fogo. A quantidade do açúcar também pode ser modificada: caso queira um doce mais suave coloque menos açúcar e caso queira um gosto mais acentuado coloque um pouco mais de açúcar. Caso queira um doce para cortar, não economize no açúcar e deixe apurar até desgrudar da panela.

 

Doce de Leite Cremoso

Tempo total de preparo: é relativo, mas por volta de 2 horas
Nível de dificuldade: médio (cuidado para não queimar!)
Rendimento: 1 pote médio (foto)
Custo: baixo
Ideal para: comer assistindo seriado, rechear bolos e usar em doces, presentear pessoas queridas e ostentar seus dotes culinários

Ingredientes

1 Litro de leite integral
2 Xícaras de Açúcar (caso queira mais suave coloque uma ou uma e meia)
1 Pitada de sal
2 Pitadas de bicarbonato de sódio

Modo de fazer

Em uma panela, coloque o leite, o açúcar e o sal e mexa por um minuto em fogo baixo. Aumente o fogo no máximo até o leite levantar. Reduza o fogo até o nível mais baixo e deixe uma colher de pau dentro da panela (ajuda a evitar que o leite levante novamente). Coloque o bicarbonado e mexa até o leite abaixar completamente.

Deixe cozinhando e fique de olho (pode fazer suas coisas, mas volte a cada 10 minutos para mexer um pouco). Quando o doce começar a mudar de cor e de consistência, mexa sem parar (nos minutos finais mexa como se não houvesse um amanhã). Quando chegar no ponto desejado de cor e cremosidade, desligue o fogo e espere esfriar!

Dicas

♥ Para deixar seu doce ainda mais gostoso, acrescente outros ingredientes quando ele estiver pronto: ameixa, coco ralado, baunilha, crocante…

♥ Quanto mais gorduroso for o leite melhor (que tal tirar leite de uma vaca no interior e fazer o doce? rs).

♥ Eu usei o açúcar refinado, mas você pode usar também o cristal na mesma proporção.

♥ Eu quis deixar a receita o mais fácil possível e não usei glucose, mas você pode colocar.

♥ Escolha uma panela relativamente grossa e grande (maior que a quantidade de leite).

♥ Eu deixei o doce de leite cozinhando por um tempão e olhava de dez em dez minutos. Quando eu vi que ele começou a mudar de cor, fiquei o tempo todo mexendo até que chegasse no ponto correto.

♥ Fiz duas vezes a receita, e a primeira queimou um pouco! E ficou bom do mesmo jeito!

♥ Não se assuste se um litro de leite virar uma xícara de doce, é normal!!!

Os ingredientes são super fáceis de encontrar, né? Boa fazer hoje mesmo e escrever contando o que acharam nas minhas redes sociais?

Deixe um comentário