Mousse de chocolate – Como fazer um mousse de chocolate delicioso?

Quem gosta de mousse de chocolate? Esse mousse ou essa mousse (os dois termos estão corretos) pode se tornar uma das suas sobremesas favoritas. Com ingredientes simples e uma combinação maravilhosa, essa receita promete ganhar seu coração e seu estômago em uma colherada só!

Uma seguidora da minha página do Facebook falou que queria a receita para rechear um bolo. Acredito que um bolo mousse ficaria delicioso, só é preciso ter cuidado para não ficar muito pesado, então pense direitinho na base e finalização. O ideal mesmo seria fazer uma torta mousse com uma base leve! Além de poder ser utilizado em sobremesas e servido sozinho, o mousse fica muito bem em verrines combinados com outras pequenas delícias!

Fotografei os passos da receita e mais pra frente quero gravar um vídeo de como fazer mousse de chocolate. Aliás, já conhece meu canal no Youtube? Comecei faz alguns anos a ensinar receitas e dar dicas e aos poucos o canal está tomando forma. Vale a pena dizer que a última receita de Petit Gatêau de Doce de Leite está lá esperando você!

Agora vamos para nossa receita porque sei que você já está ficando impaciente com tanta demora:

Mousse de chocolate

Ingredientes

250 gramas de chocolate meio amargo

250 gramas de manteiga sem sal

100 gramas de açúcar refinado

5 Ovos (com gemas e claras separadas)

1 Canela em pau

Canela em pó

Pitada de sal

Chocolate ralado para decorar

Modo de fazer

Em banho-maria coloque o chocolate, a canela e a manteiga e deixe tudo derreter até ficar uma mistura homogênea.

Em uma batedeira, bata as gemas com o açúcar. Acrescente a quantidade de canela em pó que desejar (se não gosta, não coloque!).

Acrescente a mistura das gemas no banho-maria e mexa (ainda com o fogo ligado).

Em uma batedeira, bata as claras com uma pitada de sal até o ponto de neve.

Passe a mistura do banho-maria para um recipiente e incorpore as claras em neve de uma vez só.

Bata com o fuê delicadamente de cima para baixo até a clara estar toda incorporada.

Passe a mistura para m recipiente bonito e coloque para gelar.

Decore com raspas de chocolate ou como desejar!

Dicas

Você pode ralar o chocolate, pois fica mais fácil de derreter. Eu normalmente não faço isso, prefiro esperar, pois tempo é tempo de qualquer maneira. Existem receitas que pedem o processo por algum motivo, mas se não for o caso faça sempre como achar melhor!

Use chocolate ao leite se preferir ou mescle. Não utilize a receita com o chocolate branco, pois não terá o resultado desejado!

Posso usar manteiga com sal na receita? Poder pode, mas nunca não é o ideal!

Caso não tenha a canela em pau, pode somente colocar com as gemas.

 

 

Espero que tenha gostado da receita, você pode aproveitar o final de semana e deixar todos encantados com seus dotes na cozinha. Quando fizer me escreva contando o que achou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Confeiteira

Gabi Ribeiro tem 32 anos, mora em São Paulo e é cineasta por formação, mas Confeiteira por paixão. A ideia do blog surgiu para que ela pudesse compartilhar dicas e sempre trazer novidades fresquinhas para todos os apaixonados por doces.

Load More