Bolo de chocolate

Bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro e confeitos de coração

 

Sabe o bolo de chocolate com sabor de infância? Essa aqui é a receita do meu.

Lembro que, de vez em quando, minha mãe fazia e banhava com uma calda deliciosa de brigadeiro. Depois jogava granulado e chamava a criançada para a festa na cozinha.

Fiz essa receita várias e várias vezes, mas, infelizmente, nunca ficou igual o da minha mãe. O dela tinha um sabor especial de bolo de mãe. Depois que testarem a receita, me escrevam contando o que acharam!

Bolo de chocolate

Ingredientes

5 Ovos
3 Colheres de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
2 Xícaras de açúcar refinado
1 Embalagem de iogurte natural
8 Colheres de sopa de achocolatado (ou chocolate em pó)
2 1/2 Xícaras de farinha de trigo (peneirada)
1 Colher de chá de bicarbonato de sódio
1 Colher de chá de fermento em pó
Farinha e manteiga sem sal extra para untar a forma

Modo de fazer

Em uma batedeira, bata as claras até ficarem em ponto de neve e reserve. Ainda na batedeira (em um recipiente limpo), bata as gemas e o açúcar até ficarem como uma mistura esbranquiçada. Acrescente margarina e bata novamente. Acrescente a farinha alternando com o iogurte, sempre batendo. Coloque o achocolatado e as claras em neve. Por último, acrescente o bicarbonato e o fermento. Bata mais um pouco e desligue a batedeira.
Unte uma assadeira do formato que preferir (de tamanho de bolo médio caseiro), com manteiga (ou margarina) e farinha. Despeje a massa. E coloque no forno em temperatura média (pré-aquecido).
Verifique se o bolo já está assado (com um palito, espete-o no meio e veja se sai limpo). Desligue o forno e deixe o bolo por mais alguns minutos dentro do fogão. Retire do forno, espere esfriar e desenforme ou corte em pedaços.

Dicas

Esse bolo não é grande. Então, para se fazer um bolo recheado em um tamanho bacana, faça duas receitas.

Minha mãe costumava molhar com guaraná para ficar mais gostoso antes de rechear e cobrir. Lembro que eu adorava!

E, durante o processo, não abra o forno enquanto o bolo estiver assando. Espere o momento que achar que, realmente, está perto de ficar pronto.

Esse bolo de chocolate fiz para o aniversário de uma pessoa querida, que adora chocolate e Confetis!

Deixe uma resposta

Blog da Confeiteira

Gabi Ribeiro tem 33 anos, mora em São Paulo e é cineasta por formação e blogueira por paixão. O blog da Confeiteira tem como principal objetivo compartilhar dicas e trazer novidades fresquinhas para todos os apaixonados por doces.