Como fazer Cupcakes?

 
 
O cupcake chegou no Brasil como uma febre que despertou a curiosidade de muitos. Isso gerou um movimento muito grande no comércio dos confeiteiros e fez muita gente ganhar e perder dinheiro, uma vez que o setor atraiu e ainda atrai bastante investimento. E, como em todo outro tipo de empreendimento, algumas empresas podem dar certo, e outras não.
O fato é que o cupcake causou grande euforia e ganhou seu espaço na confeitaria do país. Uma moda internacional que, aos poucos, conquistou o coração de quem gosta de doces gostosos e com um visual bonito.
 
Na primeira vez em que fui fazer um cupcake, lembro-me de que não sabia exatamente como fazer para ele ficar do jeito que eu queria que ficasse. Com o tempo fui aprendendo os truques e maneiras corretas de fazer para deixá-lo gostoso, bonito e, ao mesmo tempo, simples de se fazer.
 
 

O bolinho

 
Há quem diga que existe uma receita especial para fazer o cupcake. Eu não acredito nisso. Já testei o meu com diversas receitas de bolos tradicionais, e deu certinho. É só escolher uma boa receita que não tem erro. 
 
Uma receita que já usei muito foi a de bolo branco simples. Mas, se quiser, pode usar qualquer uma especial para cupcakes. O importante é você testar várias delas e ver quais são suas favoritas!
 
O ideal é que sejam bolos com fermento para crescerem e estufarem um pouco. Para isso, é preciso acertar na quantidade correta em cada forminha. Uma boa dica é colocar metade da forma (mas isso vai depender da receita). Faça o teste e padronize para que todos os bolinhos fiquem parecidos.
 
A forma mais simples de fazer é utilizar formas especiais para cupcakes, mini bolos e muffins. Elas podem ser aquelas com vários buracos ou podem ser individuais (como formas de empadinhas, só que grandes). Coloque a forminha de papel especial dentro dessa forma de alumínio (ou do material que escolher) e preencha com a massa (com a ajuda de uma colher ou medidor).
Nunca coloque somente a massa na forminha de papel, pois o cupcake vai deformar e, provavelmente, escorrer para as laterais.
 
O forno elétrico quase sempre é melhor para preparações delicadas, portanto, se tiver um, teste fazer seus cupcakes nele e veja o resultado. Procure não abrir o forno a todo instante, espere começar a dourar para abrir e verificar se já está pronto.
 
Para saber se seu cupcake está pronto, espete com um palito no meio dele e veja se o palito sai limpo. O importante é se certificar de que o bolinho está totalmente pronto. Cuidado para não passar do ponto, pois, depois de frio, o bolinho sempre endurece. Quando achar que está pronto, já desligue o fogo, pois tem mais probabilidade de o cupcake sair macio.
 
Cuidado com as forminhas que compra. Elas precisam ser boas. Caso contrário, o papel pode manchar seu bolinho.
 
Então, escolha uma boa receita, utilize corretamente a forminha e a forma e fique de olho no ponto.
 
Depois de esfriar, faça furinhos no cupcake com garfo ou palito e molhe com calda de açúcar ou com qualquer calda que preferir (sim, mesmo um bolinho tão pequeno precisa ser molhadinho!).
 

O recheio

 
O recheio ideal é aquele que combina com o sabor do bolo. Um dos meus recheios favoritos é o creme de baunilha.
 
Para rechear, você pode fazer de duas formas: cortar um pedaço central do bolinho e rechear, ou usar um saco de confeiteiro e furar com o próprio bico.


A cobertura

 
A cobertura é o toque final. Tão importante como todo o resto do bolo. Ela dita o estilo do bolo, que pode ser um mini bolo para casamento ou um cupcake divertido para uma festa infantil. A cobertura que mais utilizo é a de glacê decorativo. Simples, gostosa, bonita e ideal para todo tipo de evento.
 
 
Dica O cupcake permite que você crie diversas variações. Faça as combinações que preferir e nunca esqueça de sempre testar antes de fazer para uma data especial.



Cupcakes que fiz para um Chá de cozinha (foto acima) e para presente de NATAL (foto ao lado).

Deixe um comentário