Pirulitos coloridos e o ponto de fio e ponto de bala dura

Essa receita de pirulito é uma delícia, principalmente para fazer com crianças. Além de simples e gostosa, estimula a criatividade de qualquer um, pois possibilita diversas cores e sabores. Como toda a receita com calda de açúcar, essa também é uma para tomar cuidado com a temperatura da calda. Peça para a criança escolher os corantes e essências, mas na preparação da calda redobre a atenção.

Se você tem moldes de pirulito com silicone pode fazer, mas a forma de chocolate não serve nesse caso. Por isso separei a receita que podemos fazer ser molde nenhum, só de olho. No caso de uma produção para venda, sugiro a compra de moldes, caso tenha dificuldade em fazer sempre o mesmo tamanho.

Com essa receita, você pode também fazer pequenas balas, como aquelas antigas (sim aquelas que escorregavam para a garganta, que todo bom pai tinha medo do seu filho engasgar!), nesse caso faça balinhas de tamanho menor.

Pirulitos coloridos

Ingredientes

70 g de glucose de milho
250 g de açúcar refinado
100 ml de água
Cabinhos para o pirulito
Corante alimentício líquido da cor que desejar
Essência ou aromatizante alimentício do sabor que desejar
Óleo para untar (ou silpat)
 

Modo de fazer

Em uma panela, coloque o açúcar, a glucose de milho e a água. Mexa antes de ligar o fogo, assim que ligar o fogo não poderá mexer, a não ser com um pincel de culinária para tirar o excesso nos cantos da panela. Depois de alguns minutos, quando estiver em ponto de fio ( quando pegar a mistura com os dedos e formar um fio entre eles ou jogar em uma xícara com água natural e formar alguns fios de açúcar), coloque o corante e essência que desejar (sem mexer, só jogue).
Espere mais alguns minutos e faça o teste para ver se está em ponto de bala dura (coloque um pouco em uma xícara com água natural e observe endurecer como uma pedra). Quando estiver com esse ponto (cuidado para não exagerar e estragar a receita), desligue o fogo e derrame aos poucos em uma superfície untada com óleo (mármore ou silpat).
Derrame fazendo pequenas bolinhas ou o formato que desejar e conseguir, espere esfriar um pouco e coloque o cabinho. Quando esfriar, desgrude e decore seu pirulito como desejar.
Faça o doce com as crianças!
 

Dica

Para manusear a glucose de milho, molhe a mão que fica mais fácil! Tente fazer para os adultos, pirulitos de menta, ficam uma delícia! A quantidade de gotas de corante alimentício depende da cor que deseja, jogue e veja o resultado aos poucos, teste várias cores. A quantidade de aromatizantes e essências também pode variar, comece com 10 gotinhas e nas próximas receitas aumente ou diminua conforme seu gosto.

Deixe um comentário