Como caramelizar doces? Receita da calda de caramelo

Eu não sei vocês, mas eu adoro doces caramelizados e confesso, acho chatinho de fazer! O motivo da minha tristeza é o extremo cuidado que tenho que ter para banhar e a perfeição que o visual exige. A receita é simples, porém o ponto é delicado. Se banhar antes ou depois do ponto o doce não ficará gostoso (ou ficará mole demais ou duro demais).

Outro fator importante para dificultar as coisas é o tempo Cinderella, isso é, após cerca de 5 horas o doce começará a melar e o trabalho vai por água abaixo (por isso coloco glucose e o vinagre para retardar um pouco essa questão).

E apesar de todos esses contras que falei, ele ainda vale a pena pois é maravilhoso! Você pode caramelizar a maioria dos doces e pode usar esse caramelo para enfeitar tortas e bolos. Com essa calda que vou ensinar, você pode banhar cerca de 100 docinhos do tamanho de um brigadeiro médio. E me faz um favor? Se fizer o caramelo, principalmente com bala de ovo me dá uma presente? Adoro!

 

Calda de caramelo

Ingredientes

6 Copos de açúcar refinado
3 Copos de água
3 Colheres de sopa de glucose de milho
1 Colher de sopa de vinagre branco

Modo de fazer

Em uma panela, coloque os ingredientes e mexa. Ligue o fogo médio e deixe a mistura por lá por cerca de 20 minutos sem mexer.
O ponto vai depender de alguns fatores como o seu forno e a quantidade dos ingredientes que colocou, se colocar mais ou menos já vai dar diferença. O ponto estará ponto quando ficar com uma cor parecida com o refrigerante guaraná e você fará o seguinte teste: Coloque um pouco de água natural em uma xícara e despeje um pouco da calda dentro, se fizer um estalo e endurecer como quer no resultado final, está no ponto!
Nesse momento você precisa ser ágil e já ter ao seu lado os doces que irá banhar. Utilize principalmente para suporte dos doces caramelizados o Silpat ou um mármore ou alumínio untado.

Dicas 

Não mexa seu caramelo, o máximo que pode fazer é com um pincel, tirar o excesso na lateral. Caramelo queimado não serve mais, jogue fora e faça outro! Caramelo mole tem conserto, volte para o fogo e deixe por mais alguns minutos. Para banhar docinhos a maneira que acho mais fácil é pegando um palitinho e passando margarina sem sal nele, você enfia no docinho e carameliza, depois é só tirar que ele vai sair por conta da margarina. Eu particularmente não me dou bem banhando com garfos, mas minha tia adora, então veja qual método você prefere.
O ponto do caramelo você vai testando, há quem diga que ao invés de 20 minutos tenho que deixar 40 minutos, mas não deu muito certo para a minha receita, mas fique atento para não deixar mole.
Nunca coloque o caramelo na geladeira, ele vai melar rapidamente. Não esqueça de finalizar colocando o papel transparente antes da forminha, nada de colocar na forminha direto! Caramelize seus docinhos no dia que irá servir ou vender, ok? Cuidado para no meio da festa não estarem todos melando ou duros demais para o vovô quebrar os dentes…

Com essa base de receita você pode fazer a linda “Maçã do amor” e muitas decorações em seus doces.

 

Para receitas e dicas acesse meu canal no Youtube!

8 comentários em “Como caramelizar doces? Receita da calda de caramelo”

      1. eu estou iniciando com doces kkk o primeiro foi a bala baiana que sofrimento ate ver sua máteria me trouce grande conforto e sabedoria em fazer a calda muito obrigado por ter mãos de fada bjssss estou meia perdida pois nao sei qto depois que carameliza as balas pode wmbrulhar ela sempre ta pegando nos dedos mas creio que é por causa do açucar ?

        1. Oi, Valdete! Que bom que te ajudei =)
          O “grudar” é inevitável. O que podemos fazer é atrasar o grude.
          A glucose e o vinagre ajudam nisso, você já tentou usá-los?
          Beijinhos e sucesso (adoro bala baiana)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Confeiteira

Gabi Ribeiro tem 32 anos, mora em São Paulo e é cineasta por formação, mas Confeiteira por paixão. A ideia do blog surgiu para que ela pudesse compartilhar dicas e sempre trazer novidades fresquinhas para todos os apaixonados por doces.

Load More