Biscoitinhos decorados e o Glacê decorativo

Como fazer biscoitos decorados? Essa é uma pergunta que sempre me fazem, mas antes de dar a receita vou ter de dar algumas dicas. A principal é a respeito do forno, nem todos são iguais e muitas vezes você terá que queimar alguns biscoitos para entender como o seu é.

Cada receita (de bolo, biscoito, macarron e etc) é diferente e precisa de temperaturas e forno igualmente diferentes. Os fornos elétricos costumam ser melhores para receitas mais delicadas como o macarron e o bem casado, pois conseguem uma temperatura menor, facilitando o sucesso da receita. Enfim, você precisa conhecer seu forno, como ele se comporta, como suas grades agem, é isso mesmo, dedique-se a saber exatamente como seu forno se comporta com suas receitas.

Outra dica para biscoitos é misturar muito, ninguém quer morder uma bolinha de farinha, né? Aliás isso é uma coisa que sempre faço, misturar bem os ingredientes (a não ser que a receita peça o contrário). Essa receita é uma que faço para a aula de confeitaria infantil, as crianças fazem a massa e decoram e eu fico com a parte perigosa do forno, espero que gostem!

Biscoitinhos decorados

Ingredientes

100 g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
125 g de açúcar refinado
260 g de farinha de trigo (peneirada)
1 ovo (tamanho médio)
5 gotinhas de essência de baunilha

Modo de fazer

Misture bem todos os ingredientes, até desgrudar das mãos (se preciso acrescente mais açúcar e farinha). Com ajuda de cortadores e uma faca, faça formas e coloque em uma assadeira untada (ou silpat ou papel manteiga). Leve os biscoitos para o forno médio até dourar levemente. Com a ajuda de um saco de confeiteiro, decore os biscoitos (se preferir banhe no chocolate temperado e jogue confeitos).

Glacê decorativo

 
Em uma batedeira, coloque a mistura de glacê da Arcólor, açúcar de confeiteiro, água, raspas de limão e clara de ovo e bata bem, até ficar com uma consistência bem firme (ao ponto de endurecer depois de alguns minutos). Aqui é muito relativo, normalmente não gosto de passar quantidades, pois vai depender muito, por exemplo, uma gota de água a mais já faz a maior diferença. Comece com a proporção de 1 xícara de açúcar, 1 xícara de glacê, 1/3 de água, e vá acrescentando os ingredientes e experimentando. Coloque as raspas de limão, para disfarçar o cheiro de ovos. Essa etapa você pode colorir se quiser, com algumas gotas de corante alimentício. Não é preciso usar a clara se não gostar dela na receita.

Deixe um comentário