Pontos do brigadeiro

Qual é o ponto certo do brigadeiro? Tem algo que eu possa utilizar para me ajudar a saber? Bem, as dicas que vou compartilhar são simples e aprendi depois de dias buscando o ponto certo. A minha dica principal é sempre cozinhar o brigadeiro em fogo baixo (no máximo médio), se for as versões branco e rosa é preciso ter mais cuidado ainda, pois qualquer queimado vai alterar a cor. A manteiga também ajuda nesse processo, deixando o doce com a consistência melhor, eu já fiz o teste e não dispenso a boa manteiga sem sal na preparação. Fazer o brigadeiro em uma panela grossa e utilizar o pão duro também ajudam no processo e não parar nunca de mexer é fundamental. Abaixo vou escrever como saber o ponto em casa tipo de preparação para brigadeiro.

Ponto de calda de brigadeiro

 

É o ponto mais simples e rápido, mas é preciso atenção, pois ao mesmo tempo que não é para deixar cozinhar totalmente, também não pode ficar com gosto de leite condensado puro. Assim que começar a levantar bolhas de fervura prove para ver se está bom e desligue o fogo.

Ponto de brigadeiro cremoso

 

Assim como a calda de brigadeiro, atenção redobrada para não fazer a besteira nem de ficar líquido demais e nem ficar duro demais. Após levantar as bolhas de fervura, continue mexendo cerca de 3 minutos, até que pegando com a colher caia, mas não como um líquido e sim uma pasta. Desligue o fogo e está pronto!

Ponto de brigadeiro para enrolar

 

Esse costuma ser o ponto mais cobiçado, quem domina é capaz de fazer o brigadeiro perfeito, isso é, aquele nem mole demais e nem duro demais que não grude confeitos. Para ilustrar, fiz um brigadeiro e tirei algumas fotos do ponto exato. Espere levantar as bolhas de fervura e continue mexendo por alguns minutos, nesse momento você tem de testar seu brigadeiro de duas formas. Com a colhes pegue um pouco, espere alguns segundos e vire para baixo, o doce estará pronto quando não cair com facilidade. Outra maneira de fazer (eu faço sempre as duas), é raspar o fundo da panela e ver se está desgrudando, quando estiver desprendendo totalmente também estará pronto. Aconselho fazer esses dois testes e deixar o doce no fogo até o ponto exato.

Para receitas e dicas acesse meu canal do Youtube!

Deixe um comentário