Que tipo de corante alimentício eu uso?

Muitas pessoas me fazem essa pergunta. Existe diferença entre os corantes alimentícios? A resposta é sim. Eles possuem diferentes formas e utilizações. Por exemplo, experimente colorir um chocolate branco (ou doce de cacau), com um corante líquido e não terá um bom resultado. Vou escrever o que aprendi (na maioria das vezes na prática), sobre a utilização dos corantes.

Corante alimentício em gel


O mais utilizado devido sua praticidade e concentração. Pode colorir massas, coberturas, pasta americana e pastas para modelar, cremes diversos, massas de doces e salgados, entre outras utilizações.

Corante alimentício líquido

 

Sua melhor utilização é em líquidos (como a Blue lemonade), mas pode ser utilizado em massas, coberturas (como o glacê), pasta americana e pastas para modelar, cremes diversos, massa de doces e salgados, entre outras utilizações.

O corante líquido foi substituído em alguns casos pelo gel, devido sua concentração, eu particularmente prefiro o gel para a maioria dos doces. A pasta americana com corante líquido pode ser colorida, porém o resultado não fica tão bom.

Corante alimentício em pó

 
Usado na pintura de qualquer tipo de alimento, mas na maioria das vezes como acabamento, como no caso da pulverização. Um bom resultado é alcançado em líquidos. Se você tentar colorir uma massa com pó, pode acabar com vários potinhos e não vai conseguir um bom resultado, utilize nos acabamentos que será lindo.

Você pode usar em determinadas massas e coberturas, mas não em todas. Sua concentração é alta e por isso para pintura é diluído em álcool de cereais (para pintar doces, coberturas, salgados e chocolates).

Corante alimentício tipo glitter e Gel ou pó para revestimento ou decoração

 
Utilizado para o acabamento, tenha certeza que é alimentício, muitas pessoas se confundem.

Corante alimentício para chocolate

 
Como o nome já diz esse é o ÚNICO tipo de corante para colorir o chocolate. Ele pode vir em pasta, líquido ou em pó, não é fácil de pegar como os outros corantes em outras preparações, as cores mais pastéis são as que mais vemos em chocolates.

Corante em spray

 
Ideal para acabamento de doces e salgados. Normalmente já vem pronto para usar, mas cuidado com a concentração exagerada!

6 thoughts on “Que tipo de corante alimentício eu uso?”

  1. Oi,gaby,tudo bem?
    Boa tarde!
    Adorei suas receitas,adoro fazer doces,tem um bolo branco com calda de chocolate tão linda,você pode me passa a receita,fazendo favor,e pq esta chegando o niver do meu marido e ele adora chocolate, gostaria de fazer esse bolo para ele.Aguardo sua resposta obrigada

  2. Olá, tudo bem? Assina seu nome para eu responder nominalmente, é melhor, rs! Obrigada por seguir o blog! Não sei exatamente qual é a receita que quer, mas acredito que você possa fazer um pão de ló gostoso, rechear por exemplo com dois recheios um de creme branco e outro de brigadeiro comum e cobrir com um ganache. Vou colocar aqui os links que tenho. Acho que o pão de ló não coloquei ainda, qualquer coisa me mande um e-mail que te respondo!

    Recheios:
    http://aconfeiteiraencantada.blogspot.com.br/2012/09/creme-de-baunilha.html
    http://aconfeiteiraencantada.blogspot.com.br/2013/09/brigadeiro-belga-no-potinho.html

    Cobertura:

    150g de chocolate ao leite derretido
    100 g de creme de leite sem soro
    150g de chocolate meio amargo derretido
    01 colher de sopa de glucose de milho (vende em lojas de produtos para confeitaria)
    01 colher de sopa de manteiga sem sal

    Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira por cerca de 1 hora até pegar consistência.

    Beijos! =)

Deixe um comentário