Pudim de claras, calda caramelizada e Crème Anglaise

Essa era a sobremesa predileta da minha avó Maria e meu pai diz que lembra dela sempre que come. Esses dias minha mãe fez pra ele e acabei provando, não é tão doce quanto eu gosto, mas por outro lado muito menos calórico do que a maioria.
Para quem gosta de claras em neve é ideal, minha mãe passou toda a receita, inclusive do Crème Anglaise, que acompanha o pudim (você pode servir em um potinho separadamente para dar charme e um gostinho a mais). Espero que gostem, minha avó adorava, deve estar comendo no céu!

Pudim de claras

Ingredientes
6 Claras
12 Colheres de sopa de açúcar
Raspas de 1/2 limão tahiti

Modo de fazer

Em uma batedeira, bata as claras em neve, juntar o açúcar e as raspas de limão, e continuar batendo até obter um suspiro bem consistente. Despejar o conteúdo, em uma forma (de buraco no meio) caramelizada e levar em banho-maria em fogo médio até dourar levemente. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e desenforme com a ajuda de um prato, virando de uma vez. Sirva com o Crème Anglaise e decore com nozes ou frutas cristalizadas!

 

Calda caramelizada

Ingredientes

 
Açúcar
Água

Modo de fazer

Queime o açúcar em uma panela, junte a água e deixar ferver até engrossar. Minha mãe não faz com medida, diz ela que depende da quantidade, mas a proporção que faço é 2 xícaras de açúcar para 1 de água.

Creme Anglaise (Creme Inglês)

Ingredientes

6 Gemas
500 ml de leite
1/2 Xícara de chá de açúcar
1 Colher de café de extrato de baunilha (ou 1 de chá de essência ou 1 fava)

Modo de fazer

Em uma panela, coloque o leite e metade do açúcar, mexa sem parar até ferver. Em outro recipiente misture as gemas e a outra metade do açúcar até que a mistura fique esbranquiçada. Agora você precisa colocar a mistura que foi fervida dentro da mistura esbranquiçada, mas não pode fazer isso de uma vez, pois pode talhar. Então faça aos poucos, colocando um pouco de cada vez, mexendo bem rápido e quando incorporar repita, assim até colocar tudo.

Depois que tudo estiver misturado, leve a mistura em fogo baixo até engrossar. Se for o caso de usar a fava, coloque as sementes dentro, se não adicione o extrato de baunilha quando o creme estiver fervento.

2 thoughts on “Pudim de claras, calda caramelizada e Crème Anglaise”

Deixe um comentário