Técnicas de pintura prata e dourada – Pintura com pó dourado e pó prateado!

Chocolate recheado de brigadeiro, pintado com pó dourado comestível.

Olá, pessoal! Já ensinei no meu Instagram (@blogdaconfeiteira) essa dica, que vai mudar o visual de tudo que você fizer na confeitaria, você poderá deixar suas sobremesas, bolos e docinhos muito mais bonitos e usar sua criatividade ainda mais!

Existem algumas maneiras de fazer esse processo de pintura, vou ensinar duas das principais. No começo usava a primeira e agora só uso a segunda (a não ser na ausência de material).

Espero que vocês gostem! Você pode tanto pintar com prata e dourado, como tentar cores mais peroladas ou com cores mais fortes (desde que seja em pó e alimentício).

ATENÇÃO: É corante alimentício! Outro dia uma pessoa me ligou para falar que tinha comprado um sem ser alimentício e perguntar se poderia usar mesmo assim. Não, ok? Não quero ser responsável pela intoxicação de ninguém!!! O corante você pode comprar em pó ou, se for chocolate, o especial para chocolate. Se não achar corantes brasileiros procure na internet e peça os importados.

Técnica de pintura com pincel

 
Basicamente é só escolher um pincel fino, confiável e limpo e pintar a superfície que escolheu. Para pintar sobremesas você terá que fazer como se fosse jogar purpurina na superfície livremente ou no local que quiser. Essa técnica é um pouco limitada, demora mais para secar e quando a boca entra em contato com o pó fica muitas vezes manchada.

Técnica de pintura com álcool  de cereais

 
Essa técnica tem de ser feita com um spray de plástico que você pode encontrar em lojas de confeitaria. Coloque o álcool de cereais no tubo próprio para ele e o corante em pó da cor que desejar e misture bem (a proporção quem vai decidir é a intensidade da cor que quiser, mas pense que o álcool é uma substância que tem de ficar da cor que deseja). Teste antes, até chegar na cor que quer para seus doces. Aplique com uma distância média de 10 cm e tente fazer apenas uma camada (por isso faça testes antes, isso faz a secagem ser mais rápida). Deixe secar de preferência fora da geladeira e guarde o que sobrou da mistura, pois para reutilizar é só colocar álcool na próxima vez! Não vou dizer que a depois de seco não fica manchado quando comemos o doce, mas muito menos que a técnica de pincel, caso queira um acabamento melhor opte pela técnica de aerógrafo profissional.

Dicas: Existe um equipamento mais caro chamado aerógrafo que, logicamente, faz o acabamento com mais facilidade e melhor qualidade, mas não existe nenhuma necessidade de comprá-lo (a não ser que seja para fins comerciais). Existem técnicas de colorir também com manteiga de cacau temperada, mas ensinei aqui as duas técnicas mais rápidas para fazer em casa.

Bolo que fiz, pintado com spray e álcool de cereais com pó prata.

 

Docinhos com pasta americana, pintados com spray dourado.

 

Bolinhas pintadas com corante em pó (colocar pó em um saquinho com as bolinhas e esfregar até colorir).

 

Primeiros docinhos que fiz pintados com pincel e corante em pó.

 

   

73 thoughts on “Técnicas de pintura prata e dourada – Pintura com pó dourado e pó prateado!”

    1. Oi, Lilian! Se você quiser escrever com o chocolate já dourado, você precisa colorir antes. O corante próprio nem sempre pega facilmente no chocolate, principalmente no dourado, mas existem algumas marcas próprias que podem ser mais eficazes nessa pigmentação! Tente a Lully Candy

      1. Muito obrigada!!!Fiz hj à tarde, e pincelei no glacê branquinho msm…deu certo “mais ou menos”…usei para pintar uma coroa, ficou levemente dourado, se tiver como, posto a foto para futuras dicas…
        Obrigada!!!

  1. Boa noite eu me chamo Kátia esse pó pode ser diluído nessas essências que gente compra para colocar em bolos disse:

    gostaria de saber se esse pó pode ser diluído nessas essências que compramos pra bolo

    1. Oi, Katia! Nunca tentei isso, mas acho difícil o pó na essência servir para algo. A essência é para colocar na preparação do doce e não adiantará colorir o doce na preparação. A essência borrifada ficará com um gosto muito ruim. Melhor é a diluição tradicional!
      Beijos

  2. Olá, estgou querendo fazer um bolo no chatininho branco e colocar o dourado na parte de cima, dando um caimento nele. Estou em duvida se faço com o borrifador ou se faço com o aerografo. Pode me ajudar? O Chantininho aguenta esse tingimento dourado?

  3. Bom dia, preciso fazer 300 letrinhas pintadas de prata para colocar em cima de pães de mel, gostaria de saber se posso tingir o chocolate branco de cinza e depois pintar com o pó prata? Seria melhor aquele borrifador de plástico? Por quanto tempo posso conservar essas letras prontas antes de colocar nos pães de mel? Como conservar? Obrigada!

Deixe um comentário