Torrone confeitado

O torrone confeitado surgiu de uma mania minha de customizar os doces, mesmo os doces que já são doces, rs! O torrone, segundo a definição da Wikipedia, é uma pasta de ovos e caramelo que pode ser feita tanto com amendoins como com amêndoas (mas acredito que você possa colocar o que quiser). Para fazer o torrone confeitado você pode fazer seu próprio torrone ou comprar um de uma marca boa e customizar.

Torrone confeitado

Ingredientes

200ml de mel
200ml de água
200g de açúcar
500g de amendoim torrados, descascados e sem pele (pode ser amêndoas, pistache, entre outros)
6 claras de ovo
1 pitada de sal
5 Folhas grandes de waffer

Modo de fazer

Coloque em uma panela o açúcar, o mel e a água, leve ao fogo para ferver e deixe engrossar em fogo médio por aproximadamente 20 minutos (calda em ponto de fio grosso). Coloque as claras na vasilha de uma batedeira e coloque uma pitada de sal.
 
Bata a mistura da batedeira até formar picos firmes (isso é, a mistura forma como se fosse o formato de um sorvete de casquinha). Acrescente a calda que estava no fogo aos poucos sobre a mistura da batedeira e continue batendo. Bata até obter uma mistura fofa e espessa. Desligue a batedeira e junte os amendoins ou o que desejar colocar (não bata essa mistura).

Disponha as folhas de waffer na base uma fôrma de alumínio e espalhe o recheio por igual, alisando a superfície. Cubra com as folhas restantes de waffer e pressione levemente. Cubra com plástico e leve ao freezer por pelo menos seis horas, para firmar bem. Retire do freezer, corte no tamanho desejado ainda na fôrma.
Para confeitar, banhe no chocolate temperado os pedacinhos de torrone e desenhe com chocolate branco ou glacê. Para um confeitar mais discreto, banhe no chocolate e salpique a farinha ou lascas do que usou na confecção do seu torrone (amendoim, amêndoas, pistache, entre outros).
Dicas: Vou ser sincera, eu ainda prefiro comprar pronto e confeitar! Mais simples e dependendo da qualidade do torrone, também mais gostoso! Dá para a fazer a receita sem as folhas de waffer (e eu prefiro), para isso precisa untar bem a fôrma. Eu não sou muito chegada a colocar coisas no freezer a não ser sorvete, então sempre prefiro a geladeira ou deixar secar em um local com boa umidade, porém pode levar um dia dependendo da temperatura ambiente.

Deixe um comentário