Como fazer merengue italiano? O que é ponto de bala mole?

Como fazer merengue italiano? Para fazer o merengue italiano você precisará de 200 ml de água, 500 g de açúcar e 250 g de claras de ovos em temperatura ambiente. Para começar em uma panela coloque o açúcar e a água em uma panela e mexa com o fue (limpar durante o processo as laterais açucaradas com um pincel culinário, mas nunca misturar com o resto da mistura).

Quando o açúcar dissolver completamente e a calda começar a ferver não mexa mais e espere o ponto de bala mole. Quanto tiver no ponto despeje a calda sobre as claras na batedeira em velocidade baixa e após colocar toda a calda e notar que já está uma mistura homogênea colocar a velocidade da batedeira na máxima e bater até esfriar a mistura por completo. Para saber quando o merengue estará pronto é só observar a figura ilustrativa do ponto correto (quando formar um bico na ponta do batedor de arame).

Ponto de bala mole

Para verificar o ponto da calda de açúcar é preciso conhecer um pouco mais além das temperaturas de um termômetro  Existem algumas técnicas própria, a que acho mais simples é a da xícara. A técnica é fácil, encha uma xícara de chá de porcelana com água em temperatura ambiente, pegue com uma colher um pouco da calda e jogue nela. Estará em ponto de bala mole quando cair na xícara e formar uma textura macia quando pegada com as mãos. Também poderá utilizar a técnica do mármore e jogar um pouco da calda nele e observar o caimento pelo barulho. Os pontos são vários, ponto de fio, fio grosso, ponto de bala dura, bala mole, mas com a xícara poderá fazer todos os que quiser!

Deixe um comentário